Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINARA SILVA FERREIRA

DISCENTE: FRANCINARA SILVA FERREIRA
DATA: 09/08/2016
LOCAL: UFOPA, UNIDADE RONDON, SALA 305 ICED
TÍTULO: Gestão Escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos projetos de intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará
PALAVRAS-CHAVES: Política de formação continuada. Gestão democrática. Reforma educacional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: Esta dissertação aborda a Gestão Escolar a partir de estudo desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar/Turma 2013/UFOPA, que é alicerçado na perspectiva democrática da gestão, e integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que constitui uma política nacional direcionada à formação continuada dos gestores escolares. Objetivou-se investigar quais as temáticas desenvolvidas nos Projetos de Intervenção (PI) elaborados pelos egressos da especialização, e quais as contribuições para a implementação da gestão democrática em escolas da educação básica pública, na Região Oeste do Pará. Para tanto, utilizamo-nos de pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica e documental. Esta referencia-se em Paro (1997), Veira (2009), Ferreira (2011), Libâneo (2004), Ghanem (2004), Lück (2000, 2013), Cury (2011), Romanelli (2012), entre outros. Por meio da pesquisa documental, verificou-se de acordo com o projeto e relatório final do curso, que este prima pela formação de gestores das escolas públicas, baseada nos princípios da gestão democrática, concebendo a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana. Os estudos teóricos realizados, assinalam que o gestor é o responsável por liderar as ações na escola, mas para que essas sejam efetivadas é imprescindível que seja dado enfoque a participação, ao compartilhamento das responsabilidades, de modo que, os professores, os pais e comunidade em geral se envolvam nas decisões da escola, e que estes construam e reconstruam o projeto político pedagógico e o cotidiano escolar. As reflexões tecidas parcialmente nesta dissertação corroboram com o entendimento de que a gestão da educação deve ocorrer a partir da participação e do diálogo entre as pessoas envolvidas nesse processo, privilegiando a busca coletiva da solução de conflitos na escola, e este caminho deve ser conduzido pelo gestor, que deve ser o facilitador da gestão democrática na escola.
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA