Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIENE MARIA DA SILVA

DISCENTE: LUCIENE MARIA DA SILVA
DATA: 02/06/2016
LOCAL: Programa Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL : Concepções e práticas.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral; escola de tempo integral; concepções e práticas
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: O trabalho teve por objetivo analisar a experiência em Educação de tempo integral, em Escolas de Ensino Fundamental da zona urbana do Município de Oriximiná-Pa, a partir da implementação do Programa Mais Educação, no período de 2010 a 2014. Em vista do cenário vivenciado dentro do processo de ampliação da jornada escolar induzido pelo Programa Mais Educação nas escolas de Ensino, realizamos a investigação levando em consideração meu percurso profissional de gestora escolar em que as questões relacionadas à ampliação da jornada estão bastantes presentes, estabelecemos como problema: Qual a concepção e práticas dos sujeitos participantes do Programa Mais Educação em Oriximiná-Pa. A partir de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo exploratório com procedimentos técnicos metodológicos utilizamos a pesquisa bibliográfica, análise documental e trabalho de campo. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário semi aberto e a entrevista semi-estruturada. A coleta de dados foi realizada por amostragem aleatória simples: 02 escolas de Ensino Fundamental- Zona urbana, conforme critérios; no interior delas: 04 Gestores (consideramos como gestores: diretor, vice e coordenador pedagógico (02 por escola); 01 professor (o professor comunitário), sendo 01 por escola; e 02 monitores/oficineiros (por escola). Os sujeitos escolhidos foram os envolvidos diretamente com o Programa no recorte de tempo escolhido, período de 2010 a 2014. A partir das entrevistas e preenchimento de questionários para coletar os dados específicos sobre o funcionamento do programa e das práticas desenvolvidas buscou-se apreender a concepção de educação integral e orientação curricular expresso nos documentos a partir da operacionalização do programa nas escolas, bem como apreender que significados estes dão a educação integral de tempo integral e ao Programa Mais Educação.
Presidente - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES