Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA DOS SANTOS CHAIBE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA DOS SANTOS CHAIBE
DATA: 31/05/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 305 - Prédio H - ICED - Campus Rondon/UFOPA
TÍTULO: O QUE A LINGUÍSTICA DIZ SER VARIAÇÃO E ENSINO: CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Linguagem. Variação linguística. Ensino.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo desta pesquisa em educação e linguagem consiste em compreender o que a Linguística brasileira diz ser inserir a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa. A partir da segunda metade do século XX novas abordagens linguísticas emergiram em torno das concepções de língua, e de gramática, entre as quais destacamos neste trabalho a abordagem Sociolinguística, vertente que se efetivou a partir da década de 1970, e tem como foco principal a variação linguística. Ao considerar a língua como um fenômeno heterogêneo, inúmeras pesquisas passaram a ser desenvolvidas com o objetivo de discutir e descrever fenômenos da variação e, mais recentemente, discutir orientações sobre a relação variação e ensino de Língua Portuguesa. Discussões e orientações que se tornam ainda mais evidentes a partir do final de 1990, quando diretrizes oficiais de ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), incorporaram e divulgaram a abordagem variacionista para o ensino de língua. Diante disso, estudiosos têm divulgado reflexões e propostas para um ensino que considere os pressupostos teóricos em torno da variação linguística. Entretanto, ainda é frequente a crítica de linguistas dessas produções quanto à dificuldade de articulação entre o desenvolvimento da teoria e a atividade de ensino no ambiente escolar. Percebemos nisso a necessidade de um estudo que evidencie o que os estudos linguísticos dizem ser variação e qual a orientação da Linguística para a articulação da variação com o ensino. Para essa investigação, selecionamos pesquisas de doutores e especialistas da área, autores de textos publicados em livros, teses, dissertações e artigos publicados em meios acadêmicos/educacionais oficiais, principalmente nos últimos 20 anos, período de divulgação deste tema nas diretrizes oficiais de ensino, o que deu maior impulso ao desenvolvimento de tais pesquisas e se evidenciou com mais afinco a necessidade de reformulação da educação em língua materna. Nas pesquisas analisadas, apesar de ainda observarmos algumas contradições e falta de consenso entre os linguistas, os pesquisadores orientam que o ensino deve partir da reflexão e do acesso dos alunos a todas às variedades da língua como legítimas, que ao aluno deve ser oportunizado o reconhecimento das normas efetivamente praticadas pelos falantes da língua portuguesa, assim como da norma eleita socialmente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo ao Programa - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Externo à Instituição - MÁRCIA TEIXEIRA NOGUEIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 11/05/2016 18:00
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