Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SOUSA AGUIAR

DISCENTE: MARIA SOUSA AGUIAR
DATA: 02/06/2016
LOCAL: UFOPA, CAMPUS RONDON, SALA 305
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ESTUDO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTARÉM-PA NO PERÍODO DE 2009 A 2015
PALAVRAS-CHAVES: Educação integral. Educação em tempo integral. Programa Mais Educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral analisar a trajetória do Programa Mais Educação em escolas estaduais de Santarém no período de 2009 a 2015. Frente ao cenário educacional que se apresenta por meio de políticas que ampliam as funções da escola, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: Como o Programa Mais Educação foi implementado nas escolas estaduais de Santarém? Constitui-se de uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Será realizada em três escolas estaduais de Santarém que trabalham com o Programa Mais Educação (PME), nas quais serão investigados aspectos sobre a caracterização das três escolas pesquisadas, a trajetória do tempo integral e a forma de organização da ampliação da jornada escolar, através das atividades do Programa Mais Educação; sobre o perfil e a atuação/atribuições dos sujeitos da pesquisa no âmbito das ações do Programa; sua concepção de educação integral e educação em tempo integral; a visão desses educadores sobre a implementação do PME nas escolas estaduais de Santarém, focalizando as ações desenvolvidas, aspectos positivos e negativos, desafios vivenciados durante a trajetória (2009-2015) do PME na escola. A coleta de dados será através de análise documental e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa serão os coordenadores do Programa Mais Educação que atuaram/atuam na 5ª Unidade Regional de Educação, nas escolas pesquisadas e os diretores dessas unidades educativas. Os resultados estão em construção.
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA