Banca de QUALIFICAÇÃO: WASHINGTOM LUIZ GODINHO DA SILVA

DISCENTE : WASHINGTOM LUIZ GODINHO DA SILVA
DATA : 16/01/2019
LOCAL: Sala H304 - Unidade Rondon

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA AMAZÔNICA: Um estudo comparativo entre a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria da Resposta ao Item na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Avaliação. Educação Básica. OBMEP. TRI

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP vem sendo realizada no Brasil desde 2005, e utiliza como critério/modelo de avaliação do conhecimento matemático obtido pelos alunos participantes, a Teoria Clássica dos Testes - TCT para correção das provas da primeira fase, modelo em que o resultado da prova é obtido computando a quantidade de itens respondidos corretamente por cada aluno participante. Uma proposta alternativa de correção para a OBMEP é apresentada, a Teoria da Resposta ao Item - TRI, que considera informações contidas nos itens avaliados, como por exemplo, o grau de dificuldade e até mesmo a possibilidade de respostas aleatórias por parte dos respondentes, sem que possuam habilidades suficientes para responder corretamente determinados itens, o chamado "chute", surgindo assim, a necessidade de entender as possíveis contribuições da TRI no processo de avaliação em larga escala dos alunos submetidos à OBMEP. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é avaliar o conhecimento matemático na educação básica amazônica, mensurando o desempenho de alunos de nível 1, participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas do município de Santarém-Pará, utilizando a Teoria da Resposta ao Item como método. Para o referencial teórico serão analisados autores que estudam as avaliações em larga escala como (PASQUALI e PRIMI, 2012; TAVARES, 2000; WERLE, 2010; QUARESMA, 2014; ANDRADE, 2000 e VALLE, 2000), como também, autores como (AFONSO, 2009; FREITAS, 2007) que discutem a reforma do Estado e a consolidação do Estado-avaliador que institui a política de avaliação externa para educação básica.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA