Banca de DEFESA: ANTHYMIO WANZELLER FIGUEIRA NETO

DISCENTE : ANTHYMIO WANZELLER FIGUEIRA NETO
DATA : 07/03/2019
LOCAL: Campus Amazonia - CFI - sala 319

REFLEXÕES SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO: INTERAÇÕES MUSICAIS DE ALUNOS EM ESCOLAS NO BAIXO AMAZONAS

Indústria cultural. Formação cultural. Currículo Oculto.

A presente proposta de estudo visa refletir sobre as mensagens veiculadas pelas canções midiáticas de consumo dentro do espaço escolar enquanto possível voz de um currículo oculto que surge a partir das interações dos alunos com a mesma. Partindo da ideia de cena musical se buscará entender que como essas cenas musicais poderão está contribuindo para formação e/ou deformação sociocultural dos alunos tendo como ponto de partida o currículo oficial adotado pela escola. Para tal abordagem, tomam-se como referência as Teorias Crítica (ADORNO 1995; 2005), Teoria da comunicação (BESSA 2006; SILVA 2011; JANOTTI JR e Sá 2013) e sobre as relações musicais musical no cotidiano (BRÉCIA 2003; LOUREIRO 2010; BOZZANO, FRENDA e GUSMÃO 2013). A pesquisa tem como questões centrais: O que os adolescentes ouvem nas cenas musicais dentro da escola? Quais as mensagens mais ouvidas nestas cenas? Como essas mensagens podem está sustentado um currículo oculto? Basicamente o que interessa são as mensagens ouvidas e disseminadas pelas letras das canções para os adolescentes que participarão deste estudo e que chegam através dos meios de comunicação midiáticos. A Cena musical mais presente dentro da escola com os quais os adolescentes se identificam. As situações de aprendizagem que essas cenas musicais podem proporcionar frente à programação das mensagens da canção ouvida. O estudo tende a contribui para uma visão diferenciada sobre papel da música midiática no cotidiano da escola e os processos de apropriação sociocultural sistematizado pelo currículo oculto a partir das mensagens ouvidas nas cenas musicais existente no contexto escolar. Acredita-se que pesquisa poderá indicar caminhos para o reconhecimento de um possível currículo oculto advindo das mensagens frente à massificação da música popular de consumo despejada pela mídia a fim de tender os interesses da Indústria cultural, bem como ajudar a escola a promover ações que ajudem a desenvolver a criticidade dos alunos em relação ao tema abordado.

Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA