Banca de DEFESA: ANIELE DOMINGAS PIMENTEL SILVA

DISCENTE : ANIELE DOMINGAS PIMENTEL SILVA
DATA : 25/03/2019
LOCAL: Miniauditório NTB

MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Educação. Modelagem no ensino. Tecnologias digitais. Experimento de ensino.

A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais (TD) articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como principio vetor a mobilização pedagógica de conhecimentos por parte do professor, em relação a mecanismos de ensino, possíveis de serem operacionalizados em sala de aula. Tem como objetivo investigar possíveis relações da MM com as TD na educação escolar, para subsidiar os processos de ensino no 5 o ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos estão relacionados com o desenvolvimento de meios para o uso de TD com a matemática por atividades escolares, via MM e estratégias de ensino de base tecnológica. A questão norteadora estabelece o seguinte parâmetro de inquérito: “Como relacionar a MM com as TD, tendo em vista o ensino de conceitos matemáticos?”. Para respondê-la e alcançar os objetivos, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2016), Valente (1998), Borba, Silva e Gadanidis (2016), Mazzoti (1998) e outros. Levantamento de literatura relacionada ao tema, agregando as pesquisas de Menezes (2016), Schütz (2015), Furtado (2014), Mastrela (2014), Borssoi (2013), Ferreira (2013), Diniz (2007), Barbosa (2001). Além de instrumentos e técnicas auxiliares de recolha de informações adicionais que versam sobre a formação de grupos de discussão (grupos focais), observação participante e entrevistas. Essa investigação se pauta na organização e dimensionamento de experimentos de ensino, em que as atividades foram dimensionadas a partir de uma configuração de cenários educacionais e foram direcionadas para a produção de modelos temáticos com dois temas: I - Matemática e construção civil (construção de plantas baixas e maquetes) e II - Matemática e arte (Construção de elementos artísticos), a partir de TD disponíveis na escola como: geogebra, phet colorado, kahoot, tuxmath e elementos de MM no ensino, por meio da aplicação de um projeto de intervenção para 36 alunos do 5o ano em uma escola municipal na cidade de Santarém – PA. Esses recursos digitais auxiliaram o processo de ensino de matemática, projetando possibilidades de ensinar conceitos matemáticos através de uma linha de investigação educacional (STEFFE; THOMPSON, 2000). Os resultados iniciais projetam considerações sobre: encaminhamentos dialógicos proporcionados pelo docente, ao iniciar o desenvolvimento das atividades, fornece um fator de interesse inicial sobre as situações propostas e planejadas. Do ponto de vista tecnológico, houve um grau de interesse significativo, quando os discentes realizaram as primeiras manipulações e desenvolvimento do projeto temático I. Em cada etapa dessas atividades, a matemática ia surgindo e sistematizada de forma articulada com outros assuntos ou conhecimentos, sendo possível desenvolver um trabalho interdisciplinar, caracterizando elementos de discussão para se pensar em validar a implementação de novas metodologias para o ensino da matemática, a partir das relações entre a MM e as TD, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.

Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA