MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Modelagem matemática. Tecnologias digitais. Educação.
Experimento de ensino
A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais (TD) articuladas aos
pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como princípio vetor a
mobilização pedagógica de conhecimentos por parte do professor, em relação a
mecanismos de ensino, possíveis de serem operacionalizados em sala de aula. Tem
como objetivo investigar possíveis relações da MM com as TD na educação escolar,
para subsidiar os processos de ensino no 5º ano do ensino fundamental. Os objetivos
específicos estão relacionados com o desenvolvimento de meios para o uso de TD
com a matemática por atividades escolares, via MM e estratégias de ensino de base
tecnológica. A questão norteadora estabelece o seguinte parâmetro de inquérito:
“Como relacionar a MM com as TD, tendo em vista o ensino de conceitos
matemáticos?”. Para respondê-la e alcançar os objetivos, a metodologia foi baseada
em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Bassanezi (2011),
Biembengut e Hein (2016), Valente (1998), Borba, Silva e Gadanidis (2016), Mazzoti
(1998) e outros. Levantamento de literatura relacionada ao tema, agregando as
pesquisas de Menezes (2016), Schütz (2015), Furtado (2014), Mastrela (2014),
Borssoi (2013), Ferreira (2013), Diniz (2007), Barbosa (2001). Além de instrumentos e
técnicas auxiliares de recolha de informações adicionais que versam sobre a formação
de grupos de discussão (grupos focais), observação participante e entrevistas. Essa
investigação se pautou na organização e dimensionamento de experimentos de
ensino, em que as atividades foram dimensionadas a partir de uma configuração de
cenários educacionais e foram direcionadas para a produção de modelos temáticos
com dois temas: I - Matemática e construção civil (construção de plantas baixas e
maquetes) e II - Matemática e arte (Construção de elementos artísticos), a partir de TD
disponíveis na escola como: geogebra, phet, kahoot e elementos de MM no ensino,
por meio da aplicação de um projeto de intervenção para 36 alunos do 5º ano em uma
escola municipal na cidade de Santarém – PA. Esses recursos digitais auxiliaram o
processo de ensino de matemática, projetando possibilidades de ensinar conceitos
matemáticos através de uma linha de investigação educacional (STEFFE;
THOMPSON, 2000). Os resultados projetam considerações sobre: encaminhamentos
dialógicos proporcionados pelo docente, ao iniciar o desenvolvimento das atividades,
fornece um fator de interesse inicial sobre as situações propostas e planejadas. Do
ponto de vista tecnológico, houve um grau de interesse significativo, quando os
discentes realizaram as primeiras manipulações e desenvolvimento dos projetos
temáticos. Em cada etapa dessas atividades, a matemática ia surgindo e
sistematizada de forma articulada com outros assuntos ou conhecimentos, sendo
possível desenvolver um trabalho interdisciplinar, caracterizando elementos de
discussão para se pensar em validar a implementação de novas metodologias para o
ensino da matemática, a partir das relações entre a MM e as TD, objetivando as
aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.