Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO

DISCENTE : RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO
DATA : 25/03/2019
LOCAL: Sala R8 ICED

­OS FRANCISCANOS ALEMÃES NO BAIXO AMAZONAS (1907 – 1934): O PROTAGONISMO POLÍTICO EDUCACIONAL DE DOM AMANDO BAHLMANN

Palavras-chave: Educação, Baixo Amazonas, Franciscanos Alemães.

A pesquisa trata sobre a educação escolar efetivada pela Ordem Católica Franciscana na Região do Baixo Amazonas, abrangendo alguns municípios do Oeste do Pará, no período de 1907 a 1934. Está sendo realizada tendo como pressupostos teóricos as análises da Pedagogia Histórico Crítica e metodologicamente caracteriza-se de cunho bibliográfico. Alguns acontecimentos históricos, como a imigração estrangeira para a região, a Guerra de Canudos, o processo de Romanização Católico, dentre outros, serão correlacionados aos fatores políticos, econômicos e sociais do país com implicação direta na configuração educacional da região. Um dos principais expoentes nesse processo foi o bispo franciscano Dom Amando Bahlmann, que utilizou sua influência, formação intelectual e alinhamento à política republicana brasileira para atrair religiosos e religiosas para cuidar da educação, por meio da construção e administração de escolas e do exercício do magistério. A pesquisa ainda encontra-se em andamento, mas já revela alguns resultados que podem assim ser expressos: Sua presença foi tão marcante para o processo educacional da região que mesmo depois de 80 anos de sua morte ainda se vê, na congregação da Imaculada Conceição, e inúmeras escolas que ajudou a construir, resquícios de sua obstinação em cumprir com rigor suas obrigações sociais e políticas. Mesmo seguindo a risca as normas estipuladas pelo governo central brasileiro, de controlar a elite pensante da região do Baixo Amazonas, pela via dos serviços de saúde e educação, é notória a contribuição da ordem franciscana para o desenvolvimento histórico educacional da região, com os desdobramentos que isso representa.

Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES