Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA

DISCENTE : PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA
DATA : 02/05/2019
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (Campus Rondon)

COGNIÇÕES SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS: PROFESSORES DAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL EM FOCO

Cognições. Habilidades sociais. Escolinhas comerciais. Futebol.

Acredita-se que os familiares são as primeiras pessoas a estabelecer contato social com a criança, sendo eles os que podem oferecer cuidados e sentimentos de afeição necessários para o conforto e possível início do desenvolvimento infantil. Este estudo traz o ambiente das escolinhas comerciais de futebol como um espaço de educação não formal onde inegavelmente há a necessidade em se desenvolver o aprendizado das questões técnicas e táticas inerentes a tal esporte. Entretanto, deve existir também a preocupação com os aspectos sociais que estão presentes nas relações interpessoais, entre elas: relacionar-se com o próximo, fazer amizades, relacionar-se interpessoalmente, ter e distribuir empatia. Esta pesquisa tem como objeto as cognições dos professores das escolinhas comerciais de futebol sobre as habilidades sociais para o desenvolvimento social infantil. Para tanto, a revisão de literatura aborda tópicos que relacionam o futebol, os tipos de escolinhas de futebol, tipos de educação, desenvolvimento social infantil e as habilidades sociais. Em relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo-exploratória. Como instrumentos de pesquisa utilizar-se-ão entrevista semiestruturada e a observação não participante tendo para isso o diário de campo como aparato de registro. O lócus da pesquisa serão 06 (seis) escolinhas comerciais localizadas na cidade de Santarém-PA, tendo seis professores como participantes da pesquisa. O procedimento de análise dos dados para este estudo é o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que segundo Lefèvre e Lefèvre (2012 p. 28) é “uma técnica de pesquisa empírica que tem como objeto o pensamento de coletividades que permite iluminar o campo social pesquisado, resgatando nele o universo das diferenças e semelhanças entre as visões dos atores sociais ou sujeitos coletivos que o habitam”. Tem-se como hipótese central que os professores, apesar de desconhecerem a definição ou conceituação das habilidades sociais, promovem em suas aulas intervenções no sentido do desenvolvimento de tais habilidades consideradas importantes para o desenvolvimento social infantil, e uma hipótese secundária que os professores das escolinhas comerciais de futebol consideram mais relevante o desenvolvimento das questões técnicas e táticas enquanto que o desenvolvimento social infantil fica relegado a um segundo plano. Considera-se inicialmente que as reflexões presentes no referido trabalho, poderão trazer benefícios importantes à atuação do professor nas escolinhas comerciais de esportes, em especial neste estudo, do futebol, por suscitar nos professores a conscientização de que a promoção das habilidades sociais nas aulas contribui com o desenvolvimento social infantil.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS