Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA

DISCENTE : PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA
DATA : 02/05/2019
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala H304

AS HABILIDADES SOCIAIS NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ESCOLINHAS COMERCIAIS DE FUTEBOL

Prática Docente. Habilidades Sociais. Escolinhas Comerciais de Futebol. Futebol.

A prática docente do professor, para ser efetivamente uma ação de desenvolvimento educacional, precisa estar voltada para a formação do sujeito como um todo. Por meio de tal prática, no caso deste estudo, no ambiente das escolinhas comerciais de futebol, o professor deve articular, adequadamente em suas aulas, atividades que busquem desenvolver equilibradamente a formação de seus alunos não apenas para o esporte, mas para o exercício da cidadania. Esta pesquisa teve como objeto examinar se na prática docente do professor das escolinhas comerciais de futebol ocorre o ensino das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Tais habilidades, quando desenvolvidas nas relações interpessoais, possibilitam o relacionamento com o próximo, fazer amizades, relacionar-se interpessoalmente e ter empatia. Assim, o ser humano aprende a lidar com situações de estresse, dificuldades de relacionamento, mudança de comportamentos, entre outras competências importantes que podem compor o repertório social de uma pessoa. Em relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo-exploratória. Na coleta de dados foram utilizados os instrumentos do questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada com quatro professores de escolinhas comerciais de futebol localizadas na cidade de Santarém-PA. Como técnica de análise foi utilizada o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) estudada pelos pesquisadores Lefèvre e Lefèvre (2003). Esta dissertação teve como hipótese central o entendimento que os professores, apesar de desconhecerem a definição ou conceituação das habilidades sociais, promovem em suas aulas intervenções no sentido do desenvolvimento de tais habilidades consideradas importantes para o desenvolvimento infantil, e uma hipótese secundária em que os professores consideram mais relevante o desenvolvimento das questões técnicas e táticas do futebol enquanto que o desenvolvimento infantil fica relegado a um segundo plano. Comprovou-se a partir da análise dos relatos dos professores nos DSCs que apenas a hipótese central se confirmou. Acredita-se que as considerações do referido trabalho poderão trazer benefícios importantes à atuação do professor das escolinhas comerciais de futebol por suscitar a compreensão da importância de promover, por meio da prática docente, o desenvolvimento de habilidades sociais para o desenvolvimento infantil.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE