Banca de DEFESA: SUELEY CARVALHO COSTA

DISCENTE : SUELEY CARVALHO COSTA
DATA : 31/05/2019
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala H304

ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: COGNIÇÕES SOBRE SUAS HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Aluno com deficiência. Habilidades sociais. Inclusão

Os estudos relacionados à educação de pessoas com deficiência são amplamente realizados por educadores, professores e outros profissionais com interesse no engrandecimento do conhecimento para efetivação da inclusão. Entretanto, as pesquisas voltadas para habilidades sociais de pessoas com deficiência ainda se mostram de forma tímida no contexto da educação física. Compreendem-se aqui as habilidades sociais como um conjunto de atitudes e comportamentos que favorecem um bom desempenho social e possibilitam um melhor desenvolvimento das relações interpessoais. Os principais autores que sustentaram o referencial teórico-metodológico são: das Habilidades Sociais – Del Prette e Del Prette; Bolsoni-Silva; Fumo et al; da Educação Física inclusiva – Aguiar e Duarte; Gorgatti; Souza; Meller e Tesche; e Ferreira e Barreto; das Cognições – Garrido, Azevedo e Palma; Pajares; e Ribas Jr. Buscou-se conhecer as cognições (crenças, pensamentos, percepções, etc.) dos alunos com deficiência física incluídos nas aulas de educação física. As pesquisas que valorizam os estudos dos contextos do desenvolvimento humano e sua interação pessoal e ambiental podem ser fundamentais na teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner, assim, esta pesquisa buscou sob a lente desta teoria compreender o fenômeno aqui pesquisado. O público participante foram alunos de ensino fundamental II do 6° ao 9° ano, na faixa etária de 11 a 16 anos e são deficientes físicos. Para coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: o questionário sociodemográfico, preenchido pelos pais ou responsáveis, e a entrevista semiestruturada, na qual os participantes expressaram suas cognições. Para análise de dados foi utilizado a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC, recurso que representa a opinião da coletividade sobre Habilidades Sociais. A relevância desta pesquisa está em ser uma investigação de cunho educacional, psicológico e de valorização das habilidades sociais no contexto inclusivo, diferenciando-se por priorizar o pensamento dos alunos com deficiência física, pois se acredita que as cognições destes, poderão ser um instrumento de autorreflexão e de reflexão dos que atuam com este público. Os resultados apresentaram que os participantes reconhecem e compreendam as suas habilidades sociais e percebem que estas se fazem presentes no contexto das aulas de educação física e que favorecem o contexto inclusivo.

Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE