Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA XIMENES MIRANDA NUNES

DISCENTE : MÁRCIA CRISTINA XIMENES MIRANDA NUNES
DATA : 14/06/2019
LOCAL: H 304

Educação integral em Tempo Integral: um diálogo com os profissionais da escola

Educação Integral. Escolas de Tempo Integral. Profissionais da Educação.

No centro das discussões que permeiam o contexto escolar, a política de ampliação de jornada vem redefinindo diversas práticas pedagógicas e instaurando mudanças sociais de reestruturação no papel da escola e de seus profissionais. Nesse contexto o estudo investiga o papel dos profissionais da escola em articulação com a compreensão e percepção da política indutora de ampliação da jornada na escola pública. Nesse contexto, e tendo como foco a atual pesquisa, passamos a nos questionar: como os profissionais da escola compreendem e ressignificam o seu trabalho diante da implementação da política indutora de educação integral em tempo integral? Para compreender a importância do papel profissional de todos os membros da escola diante desse novo contexto educacional que se apresenta e sua construção, definiu-se como aporte teórico autores como Moll (2010), Cavaliere (2010), Gadotti (2009), dentre outros. Quanto à temática que envolve o Projeto Político Pedagógico buscamos apoio nos estudos de Ilma Passos Veiga (1998). A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo sua abordagem delineada pelo Estudo de Caso, no qual busca compreender o papel dos profissionais da escola e como se deu a construção, a compreensão do PPP da escola e as mudanças implementadas pelos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação, indutores da ampliação da jornada escolar.  As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a entrevista, análise documental, a observação e o diário de observação que contêm relatos descritivos da rotina da escola e seus sujeitos (gestor, professores e monitores do programa). O lócusde investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl localizada na zona urbana da cidade de Santarém-Pará. Para a análise dos dados tomou-se como subsídio as seguintes dimensões: a) Dimensões Subjetiva/Pessoal, b) Institucional/Organizacional, c) Instrucional/Relacional e d) Sociopolítica. Os resultados preliminares evidenciam que somente através de novas práticas os profissionais da escola ganharão relevância no contexto escolar, e que apesar de ainda vivenciarem conflitos no exercício do seu papel profissional, principalmente se esse papel é visto por diversos olhares, também se revela um rompimento de práticas antigas por implementar ações transformadoras da rotina e dos espaços educativos.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA