Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE GOMES BARROSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANE GOMES BARROSO
DATA : 19/06/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Unidade rondon - H304
TÍTULO:

ENSINO DE GRAMÁTICA NA PERSPECTIVA DA NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, DE ATALIBA TEIXEIRA DE CASTILHO


PALAVRAS-CHAVES:

Gramática. Ensino. Língua Portuguesa.



PÁGINAS: 45
RESUMO:

Esta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do projeto geral Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), cujo objetivo é fazer uma análise das gramáticas brasileiras escritas por linguistas. Como parte desse projeto maior, este estudo que ora propomos visa analisar que concepção de gramática e de ensino de gramática emerge na obra A Nova Gramática do Português Brasileiro do Ataliba Teixeira de Castilho, além de identificar, na obra de análise, o que é ensinar gramática; pra que ensinar gramática e como ensinar gramática. A metodologia será de cunho bibliográfico, leitura, fichamentos e reflexões de obras e artigos sobre o ensino de gramática, de diferentes autores especialistas em gramática, como: Neves (2011), Perini (1986), Vieira (2018), entres outros autores que servirão de aporte teórico para a análise de nosso objeto de estudo. Como resultado de nossa pesquisa, pretendemos responder às quatro questões norteadoras e mostrar o que a obra em questão contribui para o ensino de língua portuguesa. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo ao Programa - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Externa à Instituição - REGINA CÉLIA FERNANDES CRUZ - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 18:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa