Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MARCIA LIMA DE SOUSA

DISCENTE : FRANCISCA MARCIA LIMA DE SOUSA
DATA : 10/07/2019
LOCAL: Sala 305 ICED

O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Precedentes históricos da Universidade Federal do Oeste do Pará

Educação Superior. Universidade. Interiorização. História da educação.

O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, cujo objeto de estudo é a análise dos precedentes históricos da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém – PA. Busca-se compreender como ocorreu o processo histórico de implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, e por consequência, a compreensão das contradições entre as expectativas locais, e o que se concretizou em forma de educação superior pública na região. Tem como objetivos específicos: Sistematizar as informações sobre a história da implantação da educação superior em Santarém – PA, observando os interesses econômicos, políticos, sociais e educacionais que culminaram com a criação do Núcleo da UFPA em Santarém e, posteriormente, levaram à criação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA; Registrar a memória coletiva e social construída sobre o Núcleo de Educação da UFPA, o Campus Avançado da UFSC e os Campus universitários da UFPA e UFRA em Santarém; e por fim, Descrever a repercussão social ao longo do período estudado, por meio dos sujeitos partícipes (professores, técnicos e alunos). Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, documental, efetivada mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, onde se recorre à história oral como técnica para confronto entre fontes. Utilizar-se-á como principais fontes os documentos legais e institucionais (leis, decretos, pareceres, resoluções, planos e relatórios). Os resultados parciais apontam que as ações de interiorização da UFPA, a implantação do Campus Avançado da UFSC e dos Campi universitários da UFPA e UFRA em Santarém foram fundamentais para a criação da UFOPA, por evidenciarem a base de sustentação de ações coletivas e estratégicas, tanto de atores institucionais, quanto sociais. A partir deste resgate histórico, pretende-se contribuir para a construção da história e da memória, inclusive daqueles conteúdos que os documentos escritos não dizem, mas que fazem parte da história, permitindo não apenas preencher as lacunas sobre o que está escrito, mas também, contemplar uma função social que possibilite a abordagem além dos dados escritos, capaz de abrir espaço para outras fontes orais que constroem a história dos homens e da humanidade. (em construção)

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interna - 1153251 - EDNA MARZZITELLI PEREIRA