O BRINCAR PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ
O BRINCAR PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ
Crianças. Brincadeiras. Acolhimento Institucional. Desenvolvimento Infantil.
A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento do ser humano, especialmente na fase da infância, pois permite que a criança desenvolva seu funcionamento psíquico e inicie sua constituição enquanto sujeito. Além disso, são nos ambientes que a criança vive e frequenta que ocorrem seu desenvolvimento e isso exerce influência sobre as formas de brincar. Diante dessas evidencias, torna-se importante compreender a brincadeira nos mais variados contextos, dentre eles as instituições de acolhimento que podem ser consideradas como contexto de desenvolvimento. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer como as crianças em situação de acolhimento institucional brincam. Como objetivos específicos pretende-se: identificar os espaços onde ocorrem as brincadeiras; descrever as brincadeiras, parceiros e interações; investigar sob a ótica da criança a pertinência da brinquedoteca. Como autores que embasam os aspectos teóricos da pesquisa serão utilizados Bronfenbrenner (1996; 1998 e 2011), Vygotsky (1998), Bomtempo (1999; 2014), Bichara (2001; 2009; 2011; 2016), (Smith, 2017) Kishimoto (2001; 2010) e Huizinga (1999). Participarão da pesquisa crianças de 06 a 12 anos que residem na instituição de acolhimento em Santarém. Os instrumentos para coleta de dados são: folha de dados sociodemográfico, roteiro de entrevista individual semiestruturada e roteiro de observação. Os dados sociodemográficos e observações serão analisados mediante estatística descritiva, os dados oriundos das entrevistas serão analisados mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre (1990). Esta pesquisa pretende contribuir com novos insumos empíricos sobre o brincar para crianças dentro do espaço de acolhimento institucional no Município de Santarém, assim como, fornecer subsídios para a análise e melhoria, se necessário, dos processos, espaços e estratégias que promovam o brincar no contexto de instituições de abrigamento.