Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURO MARINHO DA SILVA

DISCENTE : MAURO MARINHO DA SILVA
DATA : 13/08/2019
LOCAL: ICED, sala H305

ANÁLISE INTERPRETATIVA DE PERCEPÇÕES SOBRE O USO DA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES DE INGLÊS NA AMAZÔNIA

Percepções. Lesson Study. Licenciandos. Ensino de Inglês.

Pesquisas com a Lesson Study (LS) em escala mundial têm revelado resultados positivos no desenvolvimento profissional inicial e contínuo do docente. No entanto, essas pesquisas são desenvolvidas mormente na área de matemática, com poucos estudos que investiguem as suas benesses em outras áreas, como o ensino de línguas. Contudo, duas pesquisas recentes trataram dos impactos da utilização da LS por professores em formação e em serviço, na Amazônia. Este estudo de caso de natureza qualitativa faz uso de uma abordagem fenomenológica para categorizar e analisar as percepções de dois pesquisadores, quatro estagiários e três professores em suas experiências na participação dessas duas pesquisas na nessa região. O que motiva esta investigação é o status de descrédito que o ensino de inglês tem adquirido perante à sociedade, ao longo da sua história na escola pública, onde professores formados de maneira precária vêm repetindo historicamente práticas infrutíferas. Para a reunião dos dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram elaboradas com base nos seguintes elementos: a) leitura das dissertações de mestrado dos pesquisadores – Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de Letras/Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (SCHWADE, 2018) e Lesson Study: uma experiência com três professores de inglês da rede pública estadual de Santarém-PA (OLIVEIRA, 2018) e b) Análise temática de transcrições de gravações e anotações de campo advindas de apresentações dos dois pesquisadores, em um seminário, palestras e defesas de suas dissertações. As entrevistas foram analisadas através da análise temática de conteúdo (Guest, MacQuenn, & Emily, 2011). Para fundamentar teoricamente este estudo, foram discutidos alguns trabalhos que tratam da problemática da formação de professores, de maneira geral, e de inglês, especificamente (NÓVOA, 2017; CORRÊA, 2018; LEFFA, 2012), assim como de trabalhos que trazem resultados positivos, negativos e (im)possibilidades de utilização da LS como ferramenta de aprimoramento docente (PONTE et al., 2012; ELLIOT, 2012). A análise das percepções dos dois pesquisadores, dos estagiários e dos professores em serviço poderá lançar luz sobre a (in)viabilidade, possíveis benefícios ou dificuldades acerca da utilização dessa metodologia japonesa como suporte de desenvolvimento dos futuros professores e dos profissionais que já ministram aulas de inglês na Amazônia. Espera-se que os resultados desta pesquisa - sejam estes positivos ou negativos - forneçam subsídios para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês da Amazônia.

Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO