Banca de DEFESA: JOELMA VIANA DOS SANTOS

DISCENTE : JOELMA VIANA DOS SANTOS
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Campus Rondon

RÁDIO E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS DE SANTARÉM

educação, comunicação, rádio-escolar, educomunicação, Santarém.

O rádio é uma mídia ainda muito presente na vida das pessoas, mesmo com o avanço das chamadas novas tecnologias. Tanto que em Santarém, região Oeste do Pará, as escolas estaduais e municipais de ensino implantaram rádios-escolares. Nesta perspectiva investigou-se do uso do rádio em duas escolas da rede municipal de ensino, em vistas a verificar se de fato essa mídia apresenta potencialidades pedagógicas para o ensino das crianças e adolescentes envolvidas no processo educativo.  Para tanto, se fez necessário um percurso histórico do rádio a fim de compreender como este veículo de comunicação ganhou popularidade no Brasil. Além disso, observou-se as definições e classificações do rádio na atualidade, visto que a mídia agora também está presente na rede mundial de computadores, e não somente no dial, como anteriormente. Da mesma forma conceituou-se termos educação, comunicação para compreender como estas duas denominações se cruzam até chegar ao que hoje os pesquisadores mais recentes chamam de educomunicação. A partir daí descreveu-se o rádio educativo no Brasil e como tais propostas se consolidaram até chagar as chamadas rádios-escolares, objeto desta pesquisa. As rádios descritas são das escolas municipal Rotary e estadual Madre Imaculada. As duas tem como foco principal de suas ações as crianças e adolescentes, os quais são os responsáveis em produzir os programas.

Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA