Banca de QUALIFICAÇÃO: NÚBIA DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE : NÚBIA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA : 16/08/2019
LOCAL: sala de videoconferencia

Crenças e Práticas Docentes sobre Alfabetização Econômica: Uma relação com as Habilidades Sociais Educativas

Crenças e Práticas Docentes. Alfabetização Econômica. Habilidades Sociais Educativas.

Os estudos acerca das crenças e práticas docentes têm ampliado o entendimento e a atenção sobre o fato de que toda e qualquer ação docente é, precipuamente, influenciada por seus pensamentos, que, por conseguinte, influenciam na forma como os professores se relacionam com seus alunos e, consequentemente, no seu desenvolvimento. Considerando que grande parte da vida humana envolve a relação com os aspectos econômicos e sendo este um importante fator para o desenvolvimento integral do educando, a escola torna-se o cenário ideal para o aprendizado e formação de crenças relacionadas ao mundo financeiro, e nesse processo o professor assume um papel fundamental. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as crenças e práticas de docentes do ensino fundamental I sobre alfabetização econômica e sua relação com habilidades sociais educativas. Especificamente, pretende-se investigar as crenças e práticas docentes sobre a alfabetização econômica, identificar o repertório de habilidades sociais educativas e, por fim, verificar as relações entre eles. A pesquisa será realizada em uma escola da rede pública de ensino no município de Santarém-Pará. Serão participantes os docentes que atuam no ensino fundamental I da referida escola, com os quais serão utilizados os seguintes instrumentos: a) questionário sociodemográfico; b) roteiro de entrevista semiestruturada; c) inventário de habilidades sociais educativas – IHSE – Prof (Del Prette; Del Prette) e d) roteiro de observação direta em sala de aula. A análise dos dados será realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefèvre e Lefèvre (2003, 2005). Fundamentando-se nos pressupostos teóricos oriundos da psicologia e da educação, que subsidiam as discussões levantadas neste estudo em relação aos construtos da alfabetização econômica e das habilidades sociais, com maior destaque às habilidades sociais educativas, o aparato teórico dará suporte à pesquisa na concretização dos objetivos propostos, a partir dos quais espera-se produzir reflexões acerca da relevância de estudar as crenças em âmbito educacional, entendendo que estas são fundamentais em vários aspectos do desenvolvimento dos educandos, pois compreende-se que a escola é agente responsável na promoção de conhecimentos, atitudes e comportamentos que visem a inserção eficaz na sociedade, de modo que os sujeitos tenham total liberdade para participarem da vida pública de maneira consciente e ativa.

Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS