Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE LIMA DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : ADRIANE LIMA DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 16/08/2019
LOCAL: sala de videoconferencia

COGNIÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM PARÁ

Cognições. Habilidades sociais. Professores

O interesse relacionado as habilidades sociais e sua influência nos relacionamentos interpessoais nos mais diversos âmbitos, tem fomentado pesquisas em diversos temas e contribuído para a compreensão dos contextos sociais. Na contemporaneidade, é crescente a problematização de conflitos no ambiente escolar e de comportamentos que dificultam o processo de ensino aprendizagem. Para tanto, considerar a inserção das habilidades sociais na educação, é de fundamental importância. Para isto, é necessário a realização de pesquisas que visem o delineamento desta prática e a partir do desvelamento dos estudos, propor a criação de estratégias que englobem práticas docentes que complementem um melhor desempenho acadêmico dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral, conhecer as cognições e o repertório de habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental I. Para alcançar, constituiu-se os seguintes objetivos específicos: a) levantar o perfil sociodemográfico dos professores; b) Identificar as habilidades sociais dos professores; c) Verificar as cognições dos professores sobre as habilidades sociais. A escolha por este público deu-se pelo fato do professor ocupar um lugar significativo no processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados abarcarão um Questionário sociodemográfico, roteiro entrevistas de semiestruturada e inventário de habilidades sociais 2 (IHS-2). O processo de análise dos dados obtidos no Questionário sociodemográfico será através da estatística descritiva; para os dados alcançados no Inventário de Habilidades Sociais - 2, pretende-se fazer a apuração dos escores total e fatorial. Para os dados obtidos através do roteiro de entrevista semiestruturada, pretende-se utilizar a técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC).

Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE