Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA ALMEIDA DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA ALMEIDA DA CUNHA
DATA : 22/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala H304
TÍTULO:

A SURDEZ NA ALDEIA: ANÁLISE DE UMA REALIDADE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena; Educação de Surdos; Ensino-aprendizagem.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Este trabalho faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos (GEPES) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e conta com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A presente pesquisa, em andamento, tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de criança indígena surda do ensino fundamental de escola também indígena localizada no município de Santarém-PA. Posto isto, trago os seguintes objetivos específicos: a) analisar o meio escolar no qual o estudante surdo está inserido; b) analisar as modificações realizadas no contexto da escola indígena para inserir o aluno surdo e c) identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do aluno para interagir com ele. Utilizo o conceito de ser genérico de Newton Duarte (2013) e as ideias de meio, pensamento e linguagem de Vygotski (2000; 2001; 2010). Na metodologia utilizo o materialismo histórico-dialético, que trabalha com a totalidade, contradição e mediação, tomando como base o livro de José Paulo Netto (2011). Como ferramentas metodológicas lanço mão da observação em sala de aula, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Por fim, a relevância deste estudo justifica-se pela possibilidade de avançar na reflexão sobre os processos de inclusão da pessoa surda.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Interno - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Externa à Instituição - SÔNIA MARI SHIMA BARROCO - UEM
Notícia cadastrada em: 21/08/2019 11:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa