A interação da criança surda no espaço da educação infantil
Teoria Histórico-Cultural; Educação de Surdos; Educação Infantil.
A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender no espaço da educação infantil como acontecem as interações entre a criança surda e o meio social em que está inserida. É uma pesquisa que busca-se fundamentar nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural. Essa teoria visa compreender o desenvolvimento humano a partir das relações sociais, históricas e culturais. Para a teoria histórico-cultural nos basearemos em Vigotski (1997; 2010) e autores que se aproximam dessa concepção como Martins (2013); Duarte (2011). Sobre a história da educação de surdos compartilharemos as ideias de Soares (1999). Para a educação infantil contaremos com Costa et al (2017); Pasqualini (2010), Kramer(2011) entre os autores que buscam estudar sobre a temática, assim como documentos e legislações que sustentam a educação de surdos e a educação infantil em âmbito nacional. O embasamento metodológico da pesquisa será estruturado sobre o materialismo histórico dialético, para nos guiar nesse percurso tomaremos como base Paulo Netto (2011). Como instrumentos de dados realizou-se observações anotadas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com os professores que trabalham diretamente com a criança surda. Os sujeitos envolvidos foram 4 professores sendo duas professoras ouvintes e um professor/instrutor surdo e a criança surda. O ambiente proposto para o desenvolvimento deste trabalho foi uma Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI da área urbana do município de Santarém/Pará. A priori foram formuladas três categorias de analise para os dados produzidos. Diante das observações feitas e registradas em diário de campo, as interações que envolvem a criança surda ficam muito restrita a sala interna, com atividades rotineiras, apesar desta Umei possui um espaço amplo para desenvolver diversas atividades os professores parecem não aprecia-lo.