Banca de DEFESA: ANA PAMELA GUIMARAES PEREIRA

DISCENTE : ANA PAMELA GUIMARAES PEREIRA
DATA : 28/08/2019
LOCAL: Campus Rondon

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: contextualização das tecnologias de informação e comunicação na educação no Município de Juruti- PA

Recursos educacionais abertos, Comunidade Ribeirinha, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Examina os sentidos e possibilidades didáticas a partir do uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA), fundada na contextualização das tecnologias de informação e comunicação em uma escola de ensino fundamental na Amazônia Paraense. Examina a produção acadẽmica sobre o tema no Brasil e em outros países de língua portuguesa. Na Região norte os REA assumem características específicas devido elevada dificuldade de infraestrutura na região e ás deficiências na formação de professores e á cultura de uso de conteúdos fornecidos pelas redes de ensino, onde destacam-se os livros didáticos. A pesquisa compreende um estudo de política educacional, que considera analisar o recorte de uma experiência educacional de política de TIC na Amazônia Paraense. O estudo considerando os objetivos de uma pesquisa descritiva exploratória terá etapas metodológicas: (i) pesquisa bibliográfica, consubstanciar a parte teórica acerca do Movimento do Recursos Educacionais Abertos no contexto internacional e nacional;(ii) pesquisa documental, com base em documentos oficiais pertinentes ao objeto de estudo políticas públicas na área e relatórios do projeto extensionista realizado em 2012 a 2013 na Unidade pesquisada.; e (iii) produção dos dados alcançados com os instrumentos de questionário semiestruturado e a realização de registros, a citar, o diário de campo, na tentativa de descobrir os reais interesses dos participantes da Unidade. A pesquisa em geral aspira encaminhar discussões de REA, fora do eixo de grandes cidades, além de novas considerações para uma inclusão digital e logo social nesta região.

Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA