Banca de DEFESA: ANA PAMELA GUIMARAES PEREIRA

DISCENTE : ANA PAMELA GUIMARAES PEREIRA
DATA : 28/08/2019
LOCAL: Campus Rondon

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: contextualização da Tecnologia da Informação e Comunicação em uma escola na comunidade ribeirinha do Município de Juruti- PA.

Recursos educacionais abertos, Comunidade Ribeirinha, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Em tempos que os avanços tecnológicos permitem às pessoas mais conectividade, mudanças nas formas de comunicação e de buscas por informações, produzindo e compartilhando conteúdo, reflexo de uma cultura digital na sociedade, exigindo uma nova relação com o saber. As práticas cotidianas brasileiras em uma parcela significativa das escolas, como, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que ainda são percebidas como auxiliares nos processos administrativos, e não como parte dos projetos pedagógicos, cujo acesso à internet é sofrível e, por vezes, inexistente. Esta dissertação vislumbra a pesquisa sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA), um movimento que visa promover a qualidade do ensino e levar a inovação para dentro do sistema educacional. No Brasil, o avanço de concordância no cenário brasileiro educacional é ilustrado com a inclusão de REA no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Sendo subsídio, o Recurso foi oportunizado em procedimento de estudo de caso, na escola municipal Sabino Pinheiro de Matos, localizada na comunidade ribeirinha, em Juruti-Pará. Na realização da pesquisa, foram examinadas as possibilidades do uso REA como TIC na didática docente, com vista aos aspectos geográficos, bem como ao mosaico cultural da região amazônica. As coletas de dados ocorreram durante as sessões de trabalho em forma de grupo de discussão, mediante aplicação de questionário e registro de impressões em diário de pesquisa, com professores selecionados da própria escola. Diante deste contexto, que imprime relatos e desafios de utilizar TIC para aprofundar conhecimentos e criar novas formas de interação e produção de novos saberes, aponta-se um caminho que oportunize metodologias e recursos que permitam partilha e cocriação, e, consequentemente, alavanque o papel de professores-autores, com a observância do currículo tradicional e do saber local. Nesse sentido, soma-se e enxerga-se a necessidade de mais estudos que fomentem a discussão acerca do REA, principalmente, quanto ao acesso, de maneira a se pensar na possibilidade e potencialidade de uma democratização do saber e da construção de novas configurações de ensino e aprendizado, em uma região que agrega o paradoxo da riqueza de recursos naturais e a pouca expressividade, em termos de conhecimento tecnológico à educação.

Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA