Banca de DEFESA: JOELMA VIANA DOS SANTOS

DISCENTE : JOELMA VIANA DOS SANTOS
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Campus Rondon

EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM.

rádio-escolar, educomunicação, Santarém, Rotary, Madre Imaculada

O uso do rádio como recurso pedagógico nas escolas Rotary e Madre Imaculada, no município de Santarém, foi o objeto de estudo desta pesquisa, com o objetivo de compreender, se esta mídia de comunicação ainda apresenta potencialidades pedagógicas para a aprendizagem de crianças e adolescentes, e se de fato favorece o protagonismo dos estudantes envolvidos no processo. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso do uso da rádio escolar, através do projeto Sintonia da Educação na Escola Rotary, e uma pesquisa participantes na Rádio Fala, Galera! da escola Madre Imaculada. Antes de imergir no universo das escolas, fez-se um percurso pela história do rádio no Brasil, observando-se como este veículo tornou-se popular e uma ferramenta de educação. Da mesma forma buscou-se entender como a educação e comunicação se cruzam até chegar ao que hoje os pesquisadores mais recentes chamam de educomunicação. Utilizou-se como método de investigação pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas com os atores envolvidos e observação. Verificou-se que a Secretaria de Educação do município não tem um registro das rádios escolares de Santarém. observou-se ainda, que o objeto de investigação abre inúmeras possibilidades na escola, mesmo apresentando deficiências que só podem ser corrigidas com o envolvimento do Estado.

Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA