Banca de DEFESA: JOELMA VIANA DOS SANTOS

DISCENTE : JOELMA VIANA DOS SANTOS
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Campus Rondon

RÁDIO E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS DE SANTARÉM

educação, comunicação, rádio-escolar, educomunicação.

O rádio é uma mídia ainda muito presente na vida das pessoas, mesmo com o avanço das chamadas novas tecnologias. Tanto que em Santarém, região Oeste do Pará, as escolas estaduais e municipais de ensino implantaram rádios-escolares. Nesta perspectiva, este projeto de pesquisa se propõe a uma investigação do uso do rádio em duas escolas da rede municipal de ensino, em vistas a verificar se de fato essa mídia apresenta potencialidades pedagógicas para o ensino das crianças envolvidas no processo educativo. Para tanto se faz necessário fazer um percurso histórico do rádio a fim de compreender como este veículo de comunicação ganhou popularidade no Brasil. Além disso, é importante observar as definições e classificações do rádio na atualidade, visto que a mídia agora também está presente na rede mundial de computadores, e não somente no dial, como anteriormente. Da mesma forma será feito um breve conceito dos termos educação, comunicação para compreender como estas duas denominações se cruzam até chegar ao que hoje os pesquisadores mais recentes chamam de educomunicação. Propõem-se ainda descrever como o rádio surge como proposta educativa no Brasil, e como tais propostas se consolidaram até chagar as chamadas rádios-escolares, objeto desta pesquisa. Neste projeto, apresenta-se breves esboços daquilo que será a dissertação final.

Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - GUILHERME GITAHY DE FIGUEIREDO - UEA