Banca de QUALIFICAÇÃO: NIZIANNE ANDRADE PICANÇO

DISCENTE : NIZIANNE ANDRADE PICANÇO
DATA : 06/09/2019
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (Campus Rondon)

ALÔ MUNDO, ME AJUDE A SER GENTE: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais

Desenvolvimento humano. Educação. Futebol. Habilidades Sociais.

As relações interpessoais fazem parte de todos os contextos de vida da sociedade e a construção/manutenção de relacionamentos sociais saudáveis é benéfico para o desenvolvimento humano. Deste modo, as habilidades sociais são comportamentos que favorecem tais relações e atuam como fatores de proteção para o referido desenvolvimento, uma vez que são essenciais para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Nesta perspectiva, compreende-se que o esporte, no caso deste estudo, o futebol, faz parte da vida de milhares de adolescentes, já que o sonho em se tornar jogador profissional de futebol é presente em muitas crianças e jovens ao redor do mundo, assim como no Brasil, sendo essa também a realidade vivenciada em Santarém-Pará. Dito isso, é perfeitamente possível ponderar que o contexto futebolístico desempenha interferências importantes ao desenvolvimento humano de tais aspirantes. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é averiguar a relação entre as interações sociais no contexto futebolístico e as implicações para o desenvolvimento de habilidades sociais em jovens jogadores. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com adolescentes de 15 a 17 anos que atuam em um clube de futebol em Santarém-Pará. Os instrumentos metodológicos selecionados para este estudo serão: questionário sociodemográfico, roteiro de entrevista e observação, e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-DEL PRETTE, 2009). A análise das entrevistas será realizada mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2003). Ressalta-se a necessidade da realização de estudos que se preocupem com o percurso do desenvolvimento humano de jovens jogadores de futebol das categorias de base, pois compreender como o contexto futebolístico tem influenciado a aprendizagem de comportamento sociais nesses jovens pode favorecer a constituição de constructos científicos que contribuirão para a elaboração de programas de intervenção ou políticas públicas que se ocupem em promover espaços propícios para práticas educativas direcionadas ao desenvolvimento de habilidades sociais, as quais serão úteis não apenas para o âmbito futebolístico, esportivo, mas para todos os outros contextos (familiar, escolar, lazer) que os indivíduos estejam propensos a atuar.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interna - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS