Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA CRISTINA GALDINO GUIMARÃES

DISCENTE : PAULA CRISTINA GALDINO GUIMARÃES
DATA : 23/10/2019
LOCAL: H 304

A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES

PIBID; relação universidade-escola; mapeamento e análise de dissertações e teses.

A universidade e a escola constituem espaços imprescindíveis na formação docente, mas sua integração tem sido marcada historicamente por uma relação verticalizada. Todavia, no Brasil, desde a década de 1990, por meio de estudos, pesquisas e políticas de formação de professores, tem se advogado uma relação mais colaborativa. Por sua vez, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, criado em 2007, pelo decreto nº 38 do Ministério da Educação, constitui um dos principais programas neste sentido, visto fomentar a valorização do magistério e a iniciação à docência por meio de rede colaborativa entre a Coordenação de Aperfeiçoando de Pessoal de Nível Superior – CAPES, as Instituições de Ensino Superior - IES e as escolas da rede pública de educação básica. Nele os professores da educação básica participam como co-formadores dos licenciandos juntamente com os professores da universidade. Tendo em vista a relevância desse Programa e o fato de já haver um número significativo de pesquisas sobre ele, esta pesquisa objetiva mapear as teses e dissertações do Catálogo da CAPES que focalizam a relação universidade-escola no contexto do PIBID, bem como analisar como tem se constituído tal relação, o que apontam as dissertações e teses sobre esta importante dimensão do Programa? Neste escopo, a presente pesquisa constitui-se bibliográfica, aproximando-se do estado do conhecimento por, consoante Romanowski e Ens (2006), realizar um levantamento e avaliação do conhecimento sobre um tema tendo apenas uma fonte, neste caso o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e tomar como objeto de estudo somente dissertações e teses que investigaram a relação universidade-escola dento do PIBID, no período de 2012 a 2018. O levantamento, a partir dos descritores “Pibid” e “relação universidade-escola”, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, conduziu-nos a 822 pesquisas, porém, procedendo-se à análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram identificadas apenas 117 investigações de fato relacionadas ao foco buscado. Por sua vez, estas foram submetidas à nova análise, na qual, além de leitura analítica do resumo, com apoio de um questionário, avaliou-se em que medida o trabalho focalizava a relação universidade-escola dentro do Pibid, consultou-se também o trabalho integral, analisando sumário, introdução e principais resultados. Tais procedimentos possibilitaram, com base na escala de Likert e Phrase Completion, estabelecer seguinte classificação e organização por nível de relação com a questão buscada: 33 (trinta e três) pesquisas de pequena relação, apenas fazendo inferir, sem aprofundar a questão; 36 (trinta e seis) de média relação, apresentando desvelamentos sobre a relação universidade-escola, embora não a focalizassem; 21 (vinte e uma), grande relação, elucidando a questão em um dos objetivos específicos ou em uma (sub)seção; 17 (dezessete), muito grande relação, focalizando o tema por termos associados/relacionados; e dez de total relação, apresentando a questão em seu objetivo geral, constituindo estas os principais objetos de estudo desta pesquisa. Sobre as dissertações e teses de relação total pretende-se elucidar os principais aspectos abordados da relação universidade-escola no Pibid, os autores mais citados, as metodologias utilizadas, entre outras dimensões, analisando as convergências e divergências sobre os desvelamentos de como tem se constituído a relação universidade-escola no PIBID. A investigação em andamento apresenta o mapeamento das 117 pesquisas levantadas e explicitação de aspectos temáticos, teórico-metodológicos e principais resultados das dissertações e teses de “relação total”. Assim, sua relevância está em somar na organização dos muitos estudos já existentes sobre este Programa de valorização do magistério que se efetiva sobretudo pela parceria entre as instituições de ensino superior e as escolas da rede pública de educação básica.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA