Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANNA CARDOSO OLIVEIRA

DISCENTE : LUANNA CARDOSO OLIVEIRA
DATA : 18/10/2019
LOCAL: Laboratório de Pedagogia-Campus Rondon

OS EFEITOS DE “LEVAR A LER” EM UMA ALDEIA COM POUCA CIRCULAÇÃO DE CULTURA LITERÁRIA E CIENTÍFICA

Educação; Biblioteca; Leitura; Literatura; Educação indígena.

Este trabalho está vinculado ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. O objetivo deste é investigar quais as possibilidades de formar leitores em “lugares distantes” e como tornar a biblioteca um espaço de formação e circulação de conhecimento. A presente pesquisa é continuação de um trabalho iniciado no ano de 2016 que objetivava a construção de uma biblioteca na aldeia. Com a implantação e funcionamento da biblioteca, tornou-se necessário compreender quais os possíveis efeitos e transformações sociais produzidos por meio das novas dimensões culturais inseridas através deste espaço na aldeia. Para que fosse efetivada uma circulação e movimentação do material que a biblioteca dispõe, foi proposto um plano de intervenção elaborado pela pesquisadora, comunitários e professores, com duração de um ano. A proposta consistiu nas seguintes atividades de leitura: Rodas de leitura, leitura pública, mostra literária, exposição de vídeos de literatura, intercâmbio entre aldeias, entre outras. Para compreender toda essa relação da leitura com as pessoas da aldeia, utiliza-se como método investigativo a pesquisa-ação com base em Franco (2005;2010;2014), a qual através da coletividade busca transformar uma determinada realidade escolar e social utilizando as espirais cíclicas: planejamento; ação; reflexão, que possibilitam uma reformulação as ações sempre que necessário, analisando o objeto e o processo da pesquisa continuamente. Como base teórica estão sendo utilizados: Adorno (2005), Mészáros (2008), Saviani e Duarte (2010), Candido (2011).

Presidente - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO