Banca de DEFESA: MÁRCIA CRISTINA XIMENES MIRANDA NUNES

DISCENTE : MÁRCIA CRISTINA XIMENES MIRANDA NUNES
DATA : 30/10/2019
LOCAL: CAMPUS RONDON SALA R2

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA AMAZÔNIA: UM DIÁLOGO COM OS PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM-PÁ

Educação Integral. Escolas de Tempo Integral. Profissionais da Educação. Amazônia.

No centro das discussões que permeiam o universo escolar, a política de ampliação de jornada vem redefinindo diversas práticas pedagógicas e instaurando mudanças sociais de reestruturação no papel da escola e de seus profissionais. Diante disso, o estudo investiga o papel dos profissionais da escola em articulação com a compreensão e percepção da política indutora de ampliação da jornada. Nesse contexto, nos questionamos: como os profissionais da escola compreendem e ressignificam o seu trabalho diante da implementação da política indutora de educação integral em tempo integral? Para compreender a importância profissional de todos os membros da escola diante desse novo contexto educacional que se apresenta e sua construção, definiu-se como aporte teórico autores como Moll (2010), Cavaliere (2010), Gadotti (2009), Paro (2009), dentre outros. Quanto à temática que envolve o Projeto Político Pedagógico buscamos apoio nos estudos de Veiga (1998), Vasconcelos (2000), Gandin (2001), Sarturi (2016). A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo a abordagem delineada pelo Estudo de Caso, no qual busca compreender o papel dos profissionais da escola, a compreensão do Projeto Político Pedagógico e as mudanças implementadas pelos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação, indutores da ampliação da jornada escolar.  As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a entrevista, análise documental, a observação com registros no diário de observação que contêm relatos descritivos da rotina da escola e seus sujeitos (gestor, professores e monitores do programa). O lócus de investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl, localizada na zona urbana da cidade de Santarém-Pará. Para a análise dos dados tomou-se como subsídio Bardin (2011), com a análise de conteúdo através das seguintes dimensões: a) Dimensões Subjetiva/Pessoal, b) Institucional/Organizacional, c) Instrucional/Relacional e d) Sociopolítica. Os resultados contribuíram para demonstrar como os profissionais deram um novo sentido ao seu trabalho a partir do momento em que se perceberam como parte de relações conexas entre a realidade e suas práticas no cotidiano da escola. Essas evidências foram demonstradas quando da compreensão das relações com as dimensões de estudo, nas quais refletem rompimento de práticas antigas e implementação de ações transformadoras do espaço educativo e, sobretudo, evidencia possibilidades na construção de uma Educação Integral na Amazônia.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA