Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DANIELA GUZMAN BARILLAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DANIELA GUZMAN BARILLAS
DATA : 08/11/2019
HORA: 15:00
LOCAL: H304
TÍTULO:

O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO REGULAR SOBRE HABILIDADES SOCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Cognição Docente. Habilidades Sociais. Pessoa com Deficiência

 


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Após a década de 90 intensificou-se, na educação brasileira, o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Entende-se que o movimento de inclusão, não se restringe à inserção de alunos com deficiências nas escolas regulares, mas visa criar também condições e estratégias necessárias para que todos os alunos tenham acesso e permaneçam na educação básica. A inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais requer mudanças nas condições de ensino, essas mudanças são principalmente de responsabilidade de professores que devem buscar métodos de ensino e aprendizagem onde nossas crianças com deficiência se sintam seguras e sejam participantes ativos no sistema educacional sem ser ou sentir-se excluído. É imprescindível que o professor dentro do contexto escolar construa metodologias que possibilitem a interação social entre todos, buscando incluir os alunos com deficiência. O ensino das habilidades sociais seja no contexto escolar ou fora dele, pode ser aprendida nas relações sociais e são essenciais para o desenvolvimento e formação do ser humano. Assim, o presente projeto de pesquisa intitulado, O que Pensam os Professores de Alunos com Deficiência do Ensino Regular sobre Habilidades Sociais? Será desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fluminense do município de Santarém-Pa o qual possui em seu quadro alunos com deficiência inclusos, com o objetivo de compreender as cognições dos professores do ensino fundamental que atuam em aulas regulares com alunos deficientes sobre as Habilidades Sociais. De forma específica, objetiva-se: I-Levantar os dados sociodemográficos dos professores, II- Identificar as Habilidades Sociais que os docentes consideram importantes para serem desenvolvidas nos alunos com deficiência, III- Compreender as cognições docentes sobre o papel do professor no desenvolvimento das Habilidades Sociais dos alunos com deficiência. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para coleta de dados serão: questionário sociodemográfico e um guia para sessão de grupo focal. Os dados serão analisados utilizando-se o software IRAMUTEQ desenvolvido por Pierre Ratinaud 2012. A fundamentação teórica apoia-se em estudos sobre pessoa com deficiência, a cognição docente e Habilidades Sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interna - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Externa à Instituição - Nádia Vicência do Nascimento Martins
Notícia cadastrada em: 30/10/2019 18:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa