Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA MAYARA ALVES TAPAJÓS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA MAYARA ALVES TAPAJÓS
DATA : 21/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala H304
TÍTULO:

OS DESAFIOS AO TRABALHO COM ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Histórico-Cultural. Artes visuais. Educação Infantil.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Tendo por base epistemológica a Teoria Histórico-Cultural esta investigação compreende que o sujeito se humaniza na apropriação dos bens produzidos historicamente a partir do processo educativo. As artes visuais, nessa perspectiva, é uma atividade humana extremante complexa, que nasce a partir da necessidade do sujeito em expressar e conhecer seus sentimentos e emoções, assim como possibilita o desenvolvimento de capacidades superiores, tais como a imaginação e criação. Porém, o que se tem visto nas rotinas das instituições de educação infantil em relação às artes visuais são atividades prontas de mera reprodução, com padrões estéticos pré-definidos por outrem, que muitas vezes buscam trabalhar somente o desenvolvimento motor da criança, transparecendo uma concepção compartimentalizada do ser humano. Esta investigação teve como objetivo geral compreender os desafios para se efetivar uma práxis com artes visuais pautada na Teoria Histórico-Cultural (THC), na educação infantil e, como objetivos específicos, caracterizar as atividades de artes visuais presentes na rotina da instituição; analisar as práxis de artes visuais desenvolvidas em um Centro de Educação Infantil; verificar de que forma as professoras compreendem o papel das artes visuais no desenvolvimento das crianças.  Para isso, utilizou-se de uma pesquisa formação na qual foram realizados seis encontros de formação continuada com 12 professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Santarém-PA. Em paralelo às formações, ocorreram o acompanhamento das práxis docente com artes visuais. Até o presente momento desta investigação foi possível observar alguns desafios para a efetivação das artes visuais como atividades promotoras do desenvolvimento das capacidades humanas das crianças, tais como: atividades baseadas em um desenvolvimento de cunho biológico que enfatizam as habilidades físico motoras; o papel das crianças dentro dos considerados projetos pedagógicos; a preocupação das professoras com o que consideram “sujeira” durante as atividades de artes visuais;  desenhos que enfatizam a homogeneização; e a pouca disponibilidade de materiais e organização do espaço.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externa à Instituição - MICHELLE DE FREITAS BISSOLI - UFAM
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 17:18
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