Banca de DEFESA: PAULO VICTOR RODRIGUES MARANHÃO

DISCENTE : PAULO VICTOR RODRIGUES MARANHÃO
DATA : 02/12/2019
LOCAL: Sala 319 - Unidade Amazonia

A LUDICIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS DE MÚSICA EM SANTARÉM – PA

Ludicidade, educação musical, práticas docentes.

A ludicidade é fator presente na vida humana desde cedo. Ainda bebê, o ser humano rapidamente aprende a brincar, seja sozinho, seja com seus cuidadores ou com seus pares. A brincadeira, presente no conceito de ludicidade, é parte inerente e necessária na infância. Tal qual a brincadeira, a música é presença constante na infância, o que não se pode afirmar em relação à educação musical, acessível a poucas crianças no Brasil. Nesse contexto, surgem as escolas especializadas de música, nomeadas em tempos antigos como conservatórios de música, que possibilitam o ensino musical para crianças e adultos. Dado que a ludicidade é fator imprescindível na infância, questiona-se: está o lúdico presente nas práticas pedagógicas docentes no contexto da educação musical para crianças em escolas especializadas de música? Para responder a essa questão, essa pesquisa tem como objetivo geral averiguar a ludicidade no ensino de música para crianças nas escolas especializadas de música, a partir das percepções e práticas pedagógicas de seus docentes. Como objetivos específicos pretende-se: investigar as percepções docentes sobre ludicidade, identificar as práticas verbalizadas pelos participantes, observar as práticas realizadas e averiguar as relações entre as percepções, as práticas verbalizadas e observadas, em se tratando do lúdico na educação musical de crianças. Os autores que propiciaram a base teórica para esse trabalho são: Kishimoto (2010), Brougère (1998), Huizinga (1999) e Benjamin (1987); Lauand (1991); Luckesi (2000), dentre outros autores, os quais, teorizaram e discutiram a importância do lúdico no desenvolvimento humano e na educação de modo abrangente. Participam da pesquisa professores de duas escolas de educação musical que possuem convênio com o poder municipal e que oferecem turmas para crianças. Os dados serão produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas com os participantes e de observações in loco. Os dados das entrevistas serão analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre e Lefèvre (2005). Os dados provenientes das observações serão organizados em tabelas de frequência. Espera-se que, os resultados possam ser úteis no sentido de contribuírem para o aumento do arcabouço teórico de pesquisa, no campo da ludicidade na educação musical; bem como, a percepção melhorada acerca dos reflexos educacionais de tais práticas lúdicas na educação musical deste município; além de incentivar novas pesquisas em ludicidade práticas docentes na educação musical e que os resultados desta pesquisa possam retornar à sociedade, inspirando novos pesquisadores na área da educação musical lúdica a refletirem sobre sua própria prática docente.

Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO