Banca de DEFESA: NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA

DISCENTE : NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA
DATA : 04/12/2019
LOCAL: Laboratório de Pedagogia (LAPEG)

O Estado do Conhecimento sobre Educação Integral em Tempo Integral nas Dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 a 2018

Educação integral. Políticas públicas. Concepções.

Este trabalho apresenta o estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a UNICAMP, a UNIR e a UFOPA. Tais pesquisas versam sobre políticas indutoras de educação integral, das quais se destacam o Programa Mais Educação – PME – e Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI. Teve por objetivo analisar as concepções de educação integral das dissertações defendidas no período de 2016 a 2018. É um estudo realizado por meio de análise bibliográfica e documental. Verificou-se, a partir da leitura das dissertações, que o Programa mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são evidenciados como políticas públicas indutoras de educação integral, que unificam ações que beneficiam a comunidade escolar. Entretanto, a partir das experiências descritas pelas dissertações, verifica-se que tais programas necessitam de uma ampla discussão, em virtude de apresentarem lacunas que impedem o bom andamento das atividades. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à temática da educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O relato dos autores enfatiza que, embora se tenha obtido avanços, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual dos alunos, ainda há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. As pesquisas evidenciaram também, a importância de se considerar o contexto no qual estão inseridos e que a região Oeste do Pará contém especificidades, tais como, as dificuldades de deslocamento para algumas áreas e precariedade na estrutura física das escolas são fatores que devem ser pensadas. Considerando esses aspectos, as pesquisas descritas são de suma importância para a ampliação do debate sobre educação integral, tendo em vista que os envolvidos nela, não tem clareza de seus conceitos.

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interna - 1153251 - EDNA MARZZITELLI PEREIRA