Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA LEMOS BRAGA DE MORAES

DATA : 17/12/2019
LOCAL: H 304

OS DILEMAS E OS DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DO POVO INDÍGENA AWAETE PARAKANA

Educação Escolar Indígena, Awaeté Parakanã. Institucionalização Escolar.

O objetivo dessa pesquisa é (re) construir a história da institucionalização da educação escolar indígena do povo Awaete Parakanã e a partir dela desvelar e refletir os dilemas e desafios perpassados durante esse processo, assim como as soluções apresentadas.  Analisar-se-á as vertentes históricas, culturais, pedagógicas e legais que norteiam a Educação Escolar do Povo Indígena e os desafios enfrentados pela equipe técnica das SEMEDs- Secretarias Municipais de Educação dos Município de Novo Repartimento e Itupiranga, bem como pelos professores não indígenas que atuam nas escolas das aldeias. A educação escolar indígena historicamente esteve associada à imposição, à domesticação e à negação da identidade dos povos indígenas do Brasil. Todavia, com mudanças no âmbito da legislação educacional e os novos reordenamentos jurídicos que embasam as políticas afirmativas na atualidade, os indígenas conquistam voz e expressam o desejo de protagonizar novos rumos da educação dos seus povos. No cerne desse discurso nasce a problemática dessa pesquisa a partir do processo de institucionalização da Educação Escolar Indígena do povo Awaete Parakanã nos Municípios de Novo Repartimento e Itupiranga a partir do ano de 2013. Para tanto, esse trabalho, se estruturará a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Nesse constructo, será realizada análise documental objetivando verificar os aspectos legais da educação escolar indígena, disponíveis nas leis, pareceres e resoluções em âmbito federal, estadual e municipal, (como atas de reuniões, editais de processos seletivos, regimento do Conselho Municipal de Educação, dentre outros em ambos os municípios). Para compreensão dos aspectos estruturais e pedagógicos e a construção do perfil dos profissionais das Secretarias Municipais de Educação – SEMEDs, enfocando as Coordenações de Educação escolar Indígena utilizará um questionário sócio demográfico. Os sujeitos participantes serão: 23 professores, 02 coordenadores pedagógicos, 02 supervisores indígenas e 01 secretário municipal de educação que compõem equipe técnica da SEMEDs, cuja atuação abrange 18 escolas, localizadas em 18 aldeias pertencentes aos Municípios de Novo Repartimento e Itupiranga. Para caraterização das escolas far-se-á visitas in lócus e para compreensão dos dilemas e desafios enfrentados pela equipe se utilizará um roteiro de entrevista que será realizado em grupo focal, dividindo os sujeitos participantes em 04 grupos. . O referencial teórico dessa pesquisa pauta-se em estudos de autores que tratam da temática de forma genérica como Grupione (1995), Marfan (2002), Fontan (2017), Barroso Holffmann & Lima (2007), Rodrigues (2016) bem como outros autores que trazem contribuições de estudos específicos dos povos indígenas Parakanã a exemplo de Fausto (2001), Magalhaes (1982) e Emídio-Silva (2017). Espera-se que essa pesquisa possa ir além dos discursos teóricos e os aparatos legais que tratam a educação escolar indígena, suscitando proposições sobre construção de referencial curricular próprio, construção dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas dos Awaete enfatizando o ensino bilíngue, formação de professores indígenas e não indígenas e um sistema de avaliação próprio, evidenciando o específico, o diferenciado e intercultural no âmbito das Coordenações de Educação Escolar Indígena das Secretarias Municipais de Educação dos Municípios de Novo Repartimento e Itupiranga no Estado do Pará.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES