Programa Bolsa Família: contribuições na trajetória escolar de crianças do ensino fundamenental em Santarém-PA
Rendimento Escolar. Indicadores Educacionais. Cidadania. Vulnerabilidade Social.
Esta pesquisa problematizou a trajetória dos estudantes do Ensino Fundamental II beneficiários do Programa Bolsa Família na perspectiva de compreender possíveis as contribuições do programa na vida de crianças e adolescentes. O estudo tem como base norteadora: Quais contribuições o Programa Bolsa Família trouxe para crianças e adolescentes beneficiárias em uma década de implantação do programa? Considerando este questionamento, a pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições do PBF na trajetória escolar dos alunos beneficiários cursando o Ensino Fundamental II. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a pesquisa quali-quantitativa e Análise de Conteúdo de Bardin (2016), como instrumentos de coleta de dados utilizou-se fontes documentais do rendimento de 13 estudantes beneficiários do programa no período de 2011 à 2014, legislações e publicações. Usou-se indicadores de rendimento escolar para análise no Brasil, Região Norte, Estado do Pará, Santarém, e da escola pesquisada, a fim de compreender como tem se dado o rendimento escolar e as possíveis contribuições deste programa social no cenário educacional. Além dos indicadores, as entrevistas estruturadas abertas foram realizadas com a 1ª técnica responsável pela implantação do PBF da SEASTER, com o 1º e atual coordenador do PBF da SEMED em Santarém e com a direção da escola pesquisada. Como resultado da pesquisa foi possível constatar que os participantes do programa sentem-se responsabilizados pela permanência escolar, os indicadores de abandono escolar têm sido a principal contribuição do programa, a parceria família-escola que tem sido estimulada diariamente e fortalecida, a escola tem sido estimulada a elaborar mecanismos de monitoramento ao estudante na perspectiva do incentivo ao êxito escolar, os efeitos do PBF na vida dos beneficiários contribuem, ainda que insuficientemente, no alívio das necessidades materiais.