Banca de DEFESA: LUCIANA AIRES ROSA

DISCENTE : LUCIANA AIRES ROSA
DATA : 07/02/2020
LOCAL: Sala 304, do Instituto de Ciências da Educação - ICED

Programa Bolsa Família: contribuições na trajetória escolar de crianças do ensino fundamenental em Santarém-PA

Rendimento Escolar. Indicadores Educacionais. Cidadania. Vulnerabilidade Social.

Esta pesquisa problematizou a trajetória dos estudantes do Ensino Fundamental II beneficiários do Programa Bolsa Família na perspectiva de compreender possíveis as contribuições do programa na vida de crianças e adolescentes. O estudo tem como base norteadora: Quais contribuições o Programa Bolsa Família trouxe para crianças e adolescentes beneficiárias em uma década de implantação do programa? Considerando este questionamento, a pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições do PBF na trajetória escolar dos alunos beneficiários cursando o Ensino Fundamental II. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a pesquisa quali-quantitativa e Análise de Conteúdo de Bardin (2016), como instrumentos de coleta de dados utilizou-se fontes documentais do rendimento de 13 estudantes beneficiários do programa no período de 2011 à 2014, legislações e publicações. Usou-se indicadores de rendimento escolar para análise no Brasil, Região Norte, Estado do Pará, Santarém, e da escola pesquisada, a fim de compreender como tem se dado o rendimento escolar e as possíveis contribuições deste programa social no cenário educacional. Além dos indicadores, as entrevistas estruturadas abertas foram realizadas com a 1ª técnica responsável pela implantação do PBF da SEASTER, com o 1º e atual coordenador do PBF da SEMED em Santarém e com a direção da escola pesquisada. Como resultado da pesquisa foi possível constatar que os participantes do programa sentem-se responsabilizados pela permanência escolar, os indicadores de abandono escolar têm sido a principal contribuição do programa, a parceria família-escola que tem sido estimulada diariamente e fortalecida, a escola tem sido estimulada a elaborar mecanismos de monitoramento ao estudante na perspectiva do incentivo ao êxito escolar, os efeitos do PBF na vida dos beneficiários contribuem, ainda que insuficientemente, no alívio das necessidades materiais.

Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA