Banca de DEFESA: JÉSSICA MAYARA ALVES TAPAJÓS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA MAYARA ALVES TAPAJÓS
DATA : 20/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: SALA H304 - ICED - CAMPUS RONDON
TÍTULO:

ARTES VISUAIS À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: OS DESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTARÉM- PA


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Histórico-Cultural. Artes visuais. Educação Infantil.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Tendo por base epistemológica a Teoria histórico-cultural, esta investigação compreende que o sujeito se humaniza ao se apropriar dos bens produzidos historicamente a partir do processo educativo. Neste sentido, a arte é concebida como atividade humana extremamente complexa e se produzem da necessidade do sujeito em expressar e conhecer seus sentimentos e emoções, assim como, possibilitar o desenvolvimento de capacidades superiores, tais como, a imaginação e a criação. Porém, o que se tem visto nas rotinas das instituições de educação infantil em relação às artes visuais, são atividades prontas de mera reprodução, com padrões estéticos pré-definidos por outrem, que muitas vezes buscam trabalhar somente o desenvolvimento motor da criança, transparecendo uma concepção compartimentalizada do ser humano. Ao considerar tal realidade esta investigação objetivou compreender os desafios na prática pedagógica das professoras para a efetivação do trabalho com artes visuais na educação infantil a partir da Teoria histórico-cultural e, como objetivos específicos, elencar aspectos significativos da práxis pedagógica das professoras com artes visuais; analisar de que forma utilizam a infraestrutura da instituição com vistas ao trabalho com artes visuais; caracterizar mudanças ocorridas na práxis docente com artes visuais, a partir de um trabalho inspirado na Teoria histórico-cultural. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa formação (BRANDÃO; BORGES, 2007; LONGAREZI; SILVA, 2013; MIRANDA; RESENDE, 2006), na qual foi realizada uma intervenção com cinco encontros de formação continuada com 12 professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Santarém-PA. Paralelo às formações, ocorreu o acompanhamento do trabalho docente com artes visuais. Nesta etapa da investigação, os desafios observados para a efetivação de práxis com as artes visuais foram: experiências  proporcionadas a partir de cunho biológico, que em sua maioria enfatizam as habilidades físico motoras; a concepção de criança; a preocupação das professoras com o que consideram “bagunça” durante as atividades de artes visuais;  desenhos que enfatizam a homogeneização; a pouca disponibilidade de materiais e uma rotina empobrecida. Além disso, o currículo da instituição se baseia por datas comemorativas, o que reforça a busca por resultados. Durante as formações, ficou evidente que algumas professoras tiveram poucas vivências artísticas, uma vez que uma dessas afirmou não ter tais oportunidades em sua infância e nem nas formações a qual tiveram acesso. Tais pressupostos podem repercutir nas propostas pedagógicas com artes visuais possibilitadas às crianças. Contudo, espera-se que esta pesquisa instigue reflexões e apontamentos acerca do trabalho com artes visuais na educação infantil a fim de promover o desenvolvimento integral da criança.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externa à Instituição - MICHELLE DE FREITAS BISSOLI - UFAM
Notícia cadastrada em: 19/02/2020 16:25
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