Banca de DEFESA: ADRIANE LIMA DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANE LIMA DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 27/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: sala 219 campus amazônia
TÍTULO:

COGNIÇÕES E REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS DOS PROFESSORES: CARACTERIZAÇÃO E RELAÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

  Cognições. Habilidades sociais. Professores.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

A presente pesquisa intitulada, “cognições e repertório de habilidades sociais dos professores: caracterização e relações” teve como objetivo geral, conhecer as cognições e o repertório de habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental I. Para alcança-lo, constituiu-se os seguintes objetivos específicos: a) levantar o perfil sociodemográfico dos professores; b) Identificar o repertório de habilidades sociais dos professores; c) Verificar as cognições dos professores sobre as habilidades sociais. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e de campo, exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa. Na coleta dos dados bibliográficos foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, Google acadêmico, Capes, Scielo e Lilacs. Posteriormente, foi realizada a pesquisa de campo, que teve como instrumentos técnicos um Questionário sociodemográfico, contendo questões referentes aos dados pessoais, profissionais e socioeconômicos; um roteiro de entrevistas semiestruturada, contendo dez questões-situações em que os participantes pudessem expressar livremente a sua cognição sobre a classe de HS requerida da situação proposta, e o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS-2) contendo 38 questões objetivas. O processo de análise dos dados obtidos no Questionário sociodemográfico foram realizados e apresentados através da estatística descritiva. Para os dados alcançados no Inventário de Habilidades Sociais - 2, foram realizados a apuração dos escores total e fatorial de forma online através da plataforma web do instrumento. Para os dados obtidos através do roteiro de entrevista semiestruturada, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC). Obteve-se como resultados quanto ao perfil sociodemográfico dos professores, 7 participantes feminino, 2 masculinos, todos com nível superior, porém, com discrepância entre os anos de atuação, sobrepondo-se aos anos de formação; todos concursados, com idade em média 41 a 66 anos, com o nível socioeconômico entre 3 a 5 salários mínimos. Quanto ao repertório de habilidades sociais dos professores, foi verificado que a maioria apresentou um bom repertório de habilidades sociais, com resultados dentro da média para a maior parte dos itens. Em contrapartida, 3 dos participantes apresentaram como resultado um repertório inferior de habilidades sociais. Quanto as cognições dos professores sobre as habilidades sociais, os participantes apontaram de forma geral, um conhecimento sobre HS, porém, não embasados na teoria, evidenciando a necessidade de expansão do conhecimento teórico das HS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Externa à Instituição - LUCIANA CARLA DOS SANTOS ELIAS - USP
Notícia cadastrada em: 26/02/2020 14:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa