Banca de DEFESA: LUANNA CARDOSO OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANNA CARDOSO OLIVEIRA
DATA : 27/02/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 304
TÍTULO:

LEITURA E FORMAÇÃO: AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA NO RIO ARAPIUNS


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação; Leitura; Literatura; Biblioteca; Indígena


PÁGINAS: 163
RESUMO:

Este trabalho está vinculado ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, e tem o objetivo de investigar como a circulação de leitura se manifesta, e se ocorre de modo participativo ou não, entre os cidadãos de uma comunidade indígena. A presente pesquisa é continuação de um trabalho iniciado no ano de 2016 que objetivava investigar os desafios e as possibilidades de instituir uma biblioteca na aldeia Nova Vista. Com a implantação e funcionamento da biblioteca, tornou-se necessário compreender quais os possíveis efeitos e transformações sociais produzidos por meio das novas dimensões culturais inseridas através deste espaço na aldeia. Para que fosse efetivada uma circulação e movimentação do material que a biblioteca dispõe, foi proposto um plano de intervenção elaborado pela pesquisadora, professores e algumas lideranças, com a duração de um ano. A proposta consistiu nas seguintes atividades de leitura: rodas de leitura, leitura pública, mostra literária, exposição de vídeos de literatura, palestras e oficinas para professores, intercâmbio entre aldeias, entre outras. Para compreender toda essa relação da leitura com as pessoas da aldeia, utiliza-se como método investigativo a pesquisa-ação com base em Franco (2005;2010;2016), a qual através da coletividade busca transformar uma determinada realidade escolar e social utilizando as espirais cíclicas: planejamento; ação; reflexão, que possibilitam uma reformulação das ações sempre que necessário, analisando o objeto e o processo da pesquisa continuamente. Como base teórica estão sendo utilizados: Adorno (2005); Britto (2003, 2015a, 2015b); Candido (2011); Mészáros (2008); Saviani e Duarte (2010). Os resultados apontados nesta pesquisa demonstram que há uma significativa circulação de leitura e livros na aldeia desde a organização da biblioteca; as ações de leitura contribuem para aperfeiçoamento da leitura dos estudantes. Entretanto, a adesão dos professores ainda é parcial quanto ações para além das previstas; a participação da comunidade também é tímida e indireta, em suma, as pessoas da comunidade ainda não assumem a biblioteca na sua totalidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Externa ao Programa - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO
Externa ao Programa - 1966932 - LUCIANA BARROSO COSTA FRANCA
Notícia cadastrada em: 26/02/2020 14:41
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