Banca de DEFESA: ADRIANE GOMES BARROSO

DISCENTE : ADRIANE GOMES BARROSO
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Unidade Rondon, sala 305

O ENSINO DE GRAMÁTICA NA PERSPECTIVA DA NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO DE ATALIBA TEIXEIRA DE CASTILHO.

Nova Gramática do Português Brasileiro. Ensino. Língua Portuguesa.

Esta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do subprojeto Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que objetiva fazer uma análise das gramáticas brasileiras escritas por linguistas-gramáticos. Como parte desse subprojeto, este trabalho visa analisar que concepção de gramática e de ensino de gramática emerge da obra A Nova Gramática do Português Brasileiro do Ataliba Teixeira de Castilho, além de identificar, na obra de análise, o que é ensinar gramática; pra que ensinar gramática e como ensinar gramática. Para esta pesquisa, fizemos leituras de autores que tratam desta temática, fichamento, resenha, reflexões e análise do objeto de estudo. Como resultado podemos dizer que, para Castilho, gramática é um sistema linguístico constituído de estruturas cristalizadas, dispostas em três subsistemas: fonologia, morfologia e sintaxe. O autor propõe um ensino voltado para a reflexão da língua e de seus fenômenos, desvelando o conhecimento linguístico armazenado na mente do falante, promovendo, por meio da pesquisa, um ensino contextualizado e vinculado à vivência e à realidade dos alunos. A proposta de ensino, defendida por Castilho, visa contribuir para o protagonismo do aluno no ambiente escolar, tornando-o centro do ensino.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO