Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIZA OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : THAIZA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 10/06/2020
LOCAL: Web conferência

O ENSINO DE GRAMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA OBRA “A GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS REVELADA EM TEXTOS” DA LINGUISTA BRASILEIRA MARIA HELENA DE MOURA NEVES (2018)

Língua portuguesa; gramática; ensino

Os estudos da linguagem fazem emergir no século XX uma nova ciência: a Linguística. Esta ciência não nasce com os olhos voltados para o ensino de língua, mergulhado em forte influência da Gramática Tradicional. Todavia, com os avanços dos estudos dessa ciência, muitos linguistas começam a perceber a importância de se atualizar o ensino de língua que, por sua vez, perpassa pela atualização do ensino de gramática, uma vez que esta é responsável por estruturar aquela. Percebe-se, portanto, que há duas concepções de gramática em questão: uma prescritiva, que estabelece normas de como falar, bastante utilizada na sala de aula para o ensino de língua portuguesa; e uma descritiva, que começa a ser desvelada a partir dos estudos da ciência da linguagem. É a partir do momento em que há um incômodo dos linguistas com a forma que a gramática é concebida e ensinada na escola que eles passam a produzir gramáticas, não prescritivas, mas descritivas. Na tentativa de observar o diferencial e que contribuições as gramáticas produzidas por linguistas brasileiros podem trazer ao ensino podem trazer ao ensino, propomos a discussão desta pesquisa, que faz parte do subprojeto “Análise de gramáticas escritas por linguistas brasileiros”, vinculado ao projeto “Língua, gramática, variação e ensino”, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos de Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa. Este subprojeto possui quatro perguntas norteadoras: o que é gramática?; o que é ensinar gramática?; para que ensinar gramática?; e como ensinar gramática?. Como parte desse subprojeto, este trabalho visa a responder a essas perguntas, partindo da análise da concepção de ensino de gramática na obra “A Gramática do Português revelada em textos”, da linguista brasileira Maria Helena de Moura Neves, publicada em 2018. De caráter bibliográfico, esta pesquisa busca responder a esses quatro questionamentos, partindo, primeiramente, de quatro obras desta autora (“A Gramática Passada a Limpo: conceitos, análises e parâmetros”, 2012; “Que Gramática estudar na escola?”, 2014; “A Gramática (história, teoria, análise, ensino)”, 2002; “Texto e Gramática”, 2013), para comparar se há convergência entre o que ela propõe em suas obras anteriores e a sua segunda gramática publicada.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO