PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA
Educação Integral e de Tempo Integral. Qualidade da Educação. Gestão Escolar. Ensino Fundamental.
Esta pesquisa teve como objetivo, analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação como política indutora para escola de tempo integral no Município de Itaituba, verificando de que forma a gestão escolar (Diretores, Coordenadores do Programa Mais Educação, professores, técnicos educacionais e professores) participaram desse projeto. Teoricamente este estudo teve como base o Materialismo Histórico Dialético, que trata da ontologia do real, buscando compreender a realidade concreta. A pesquisa é de fundamental importância porque além de contribuir com o referencial já existente, os resultados poderão suscitar um diálogo no interior das escolas, a fim de fortalecer a viabilidade da implementação da escola de tempo integral, como possibilidade para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Para viabilizar o alcance do objetivo aqui proposto, uma pesquisa bibliográfica, de campo e documental foi realizada em duas escolas do município de Itaituba, onde o Programa Mais Educação foi executado, no período de 2009 a 2015, junto aos sujeitos envolvidos, buscando melhor compreender processo histórico de implementação do Programa e, assim, contribuir para discussões sobre a educação integral como possibilidade para qualidade da educação no Ensino Fundamental no município de Itaituba. A implementação do Programa Mais Educação no município de Itaituba foi desafiadora e marcada pela deficiente adesão ao Programa por parte dos sujeitos envolvidos, além da aparente falta de conhecimento por parte destes, acerca da funcionalidade do projeto no âmbito escolar.