Banca de DEFESA: MAURO MARINHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURO MARINHO DA SILVA
DATA : 07/08/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Campus Rondon/ICED-Sala virtual/Zoom
TÍTULO:

ANÁLISE INTERPRETATIVA DE PERCEPÇÕES SOBRE O USO DA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES DE INGLÊS NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Percepções. Lesson Study. Licenciandos. Professores em Serviço. Amazônia.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Pesquisas com a Lesson Study têm revelado resultados positivos em escala mundial no desenvolvimento profissional inicial e contínuo do docente. Desenvolvidas em sua maioria na área de matemática, há poucos estudos investigando as benesses dessa metodologia de desenvolvimento profissional docente em outras áreas, como o ensino de línguas. Contudo, duas pesquisas recentes trataram dos impactos da utilização da Lesson Study por professores de inglês em formação e em serviço na Amazônia. O objetivo geral deste estudo de caso fenomenológico foi analisar as percepções de dois pesquisadores e demais participantes em suas experiências na condução dessas duas pesquisas. Como objetivos específicos, esta dissertação procurou: a) identificar possíveis fatores contextuais que possam haver interferido positiva ou negativamente na realização das pesquisas; b) captar as percepções dos participantes das duas pesquisas durante as oficinas de treinamento da ferramenta; e c) analisar as suas percepções durante os ciclos de implementação da ferramenta. Os dados são provenientes de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois pesquisadores, elaboradas com base nas dissertações de mestrado: Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de Letras/Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (SCHWADE, 2018) e Lesson Study: uma experiência com três professores de inglês da rede pública estadual de Santarém-PA (OLIVEIRA, 2018) e análise interpretativa das duas dissertações. As entrevistas foram analisadas através da análise temática de conteúdo (GUEST; MACQUENN; NAMEY, 2012). Para fundamentar teoricamente este estudo, foi feito um levantamento de relatos, na literatura, que trazem conceitos, impactos culturais e potenciais lacunas mitigadas com a utilização da Lesson Study como ferramenta de aprimoramento docente. Os resultados revelaram seis temas incluídos em quatro categorias convergentes com os objetivos específicos desta pesquisa, sendo a primeira, fatores contextuais positivos, com o tema crença no futuro da Lesson Study no Brasil, a segunda categoria, fatores contextuais negativos, com os temas consequências da falta de assiduidade dos participantes e ausência de uma postura investigativa, a categoria percepções dos participantes nas oficinas preparatórias, com o tema equívocos dos knowledgeable others, e a última categoria, percepção dos participantes durante a execução da pesquisa, cujos temas são impacto cultural e postura indiferente dos gestores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externa ao Programa - 2398550 - SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
Externo ao Programa - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Notícia cadastrada em: 16/07/2020 15:20
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