Banca de DEFESA: ANTONIA LEMOS BRAGA DE MORAES

DATA : 24/09/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/solange-helena-ximenes-rocha

OS DILEMAS E OS DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DO POVO INDÍGENA AWAETE PARAKANA

Educação Escolar Indígena, Awaeté Parakanã. Institucionalização.

Esta pesquisa tem por finalidade analisar a história da institucionalização da educação escolar indígena do povo AwaeteParakanã desvelando e examinando dilemas e desafios enfrentados nessa trajetória. O problema de investigação contextualiza as consequências do complexo e violento processo de colonização contra a população indígena que culminaram com várias práticas excludentes da organização política, econômica, social e cultural desta população na sociedade brasileira. As indagações giram em torno de uma mola mestra: Quais os processos históricos, culturais, pedagógicos e legais que norteiam a Educação Escolar do Povo Indígena AwaeteParakanã? Quais dilemas e desafios são percebidos durante a investigação? Nesse sentido, utilizamos os aportes teóricos como Grupioni (2008), Fontan (2017), Rodrigues (2016), com destaque para os estudiosos sobre os povos indígenas Parakanã, a exemplo de Fausto (2001), Magalhães (1982-1994), Gosso (2004) e Emídio-Silva (2017).Este estudo é do tipo teórico-qualitativo, bibliográfico de base histórica e investigativatendo como objeto principal a institucionalização da educação escolar indígena no município de Novo Repartimento. Os procedimentos de coleta de dados giraram em torno de levantamento bibliográfico sobre a temática e análise documental da realidade em questão. A educação escolar indígena, historicamente, tem entraves de várias ordens por conta do processo de colonização, desde uma espécie de “domesticação” até a negação da sua identidade. Entretanto, os rumos dados pela transformação do campo jurídico e normativo brasileiro, aliado às políticas afirmativas, vêm proporcionando um processo de (re)significação e (re)conhecimento das disputas travadas, seus limites e a visibilização das suas próprias representações da sociedade. Desse modo, o objetivo geral deste estudo é compreender os processos realizados durante para a institucionalização da Educação Escolar Indígena do AwaeteParakanã, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Verifica-se que o principal dilema percebido nesse processo está pautado na concepção de educação eurocêntrica, colonial e domesticadora enquanto se efetiva tanto em aspectos legais, burocráticos, formativos e culturais, na prática, em detrimento de uma educação decolonial com princípios e matriz curricular especifica, bilíngue, diferenciada e intercultural almejada pelo povo Awaete.

Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA