Banca de QUALIFICAÇÃO: LEDYANE LOPES BARBOSA

DISCENTE : LEDYANE LOPES BARBOSA
DATA : 03/09/2020
LOCAL: Meio Remoto Plataforma RNP

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ: O ESTADO DA QUESTÃO NO PERÍODO DE 2010 A 2020

Palavras-chave: Escola de Tempo Integral. Educação Integral. Políticas Educacionais.

A Escola de Tempo Integral (ETI) pode ser considerada reflexo das discussões pautadas nas políticas indutoras de educação integral, que ganharam destaque no Brasil a partir do movimento dos pioneiros da escola nova na década de 1930. Considerar o que se tem produzido acerca da temática na região norte constitui não apenas uma necessidade desta investigação, como se torna o eixo central, na medida em que se torna relevante compreender as contribuições destas experiências para o processo de formação humana integral dos estudantes da rede pública. Partindo desse pressuposto esta pesquisa se propõe a investigar a experiência da Escola de Tempo Integral a partir do registro das produções acadêmicas do Estado do Pará, no formato de artigos publicados em periódicos Qualis A e B no período de 2010 à 2020, tendo como objeto de estudo a Escola de Tempo Integral. A metodologia está sendo realizada por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfica considerando a pesquisa do tipo Estado da Questão (EQ), com aporte da revisão bibliográfica e documental, e do estudo conceitual acerca da temática com base em: Leclerc e Moll (2012); Gadotti (2009); Costa (2015); Paro et al. (1988) dentre outros autores. Os resultados preliminares indicam um quantitativo de 59 artigos publicados em periódicos nacionais, 55 capítulos de livros, e, 6 livros publicados, constituindo foco de análise dessa investigação apenas os artigos publicados em periódicos Qualis A e B, e, que se relacionam à escola de tempo integral e à educação integral no estado do Pará. A análise está sendo realizada por meio das categorias: educação em tempo integral; educação integral, escola de tempo integral. A abrangência das publicações em revistas de alcance nacional permite inferir que a ampliação da discussão em torno da escola de tempo integral poderá corroborar com a formação de um paradigma educacional que ajude na superação da fragmentação do ser humano e do conhecimento, no âmbito nacional e internacional. .... (em construção)

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA