CONFLUINDO NARRATIVAS NO CIBERESPAÇO: OS DISCURSOS DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS NEGRAS DO YOUTUBE
Estudo Culturais; YouTube; Influenciadoras negras; Aprendizagens; Pedagogias.
A internet está em conexão permanente com contextos e atores heterogêneos, contribuindo com o surgimento e a democratização de novos espaços de fala, interação e visibilidade. Esse é o terreno do qual emerge um fenômeno que associado a novas formas participação e ao alcance crescente das redes sociais: os influenciadores digitais. Dentre as manifestações possíveis desse agente, destacam-se os “youtubers”: produtores de conteúdo que trabalham exclusiva ou primariamente na plataforma digital YouTube. Esta pesquisa se propõe a investigar a atuação de influenciadoras digitais negras na rede, compreendendo o seu papel “educativo” no tocante a questões de raça e gênero. Nesse cenário, o empoderamento das mulheres negras é um movimento que tem adquirido crescente relevância dentro e fora do ciberespaço. Por esse motivo, faz-se necessário entender a interação das influencers negras com as redes e com o público, observando seus limites e possibilidades do ponto de vista formativo. Como problema de pesquisa, orienta-se pela seguinte questão: “quais aprendizagens sobre raça e gênero são oportunizadas pelos conteúdos veiculados por canais de influenciadoras negras do YouTube?”. O objetivo geral é investigar os conteúdos produzidos por influenciadoras digitais negras, compreendendo de que maneira a rede atua como espaço de construção de identidades e aprendizagens sobre questões relacionadas a raça e gênero.