ENTRE A SALA DE AULA E O RIO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS EDUCATIVOS E INSTRUMENTO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA
Tecnologias;Educação;Meio Ambiente; Amazônia
Esta pesquisa tem como foco as tecnologias na proposta de educação ambiental na aldeia Solimões e na comunidade Aracampinaem Santarém-Pará, com ênfase na compreensão dos papeis formativos cumpridos no âmbito do monitoramento da pesca e da qualidade da água.Nesse sentido, analisa o Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia,desenvolvido pela “Wildlife Conservation Society”, em especial, as atividades envolvendo o uso do aplicativo de celular Ictio na observação da migração de peixes e o Foldscope, microscópio de papel para análise microbiológica da água. Em Santarém, os recursos foram utilizados por estudantes e professores da Escola São Sebastião e Nossa Senhora das Graças,nas comunidades Aracampina e Aldeia Solimões, respectivamente. Assim, observa a participação dos estudantes nas práticas educativas vinculadas ao projeto dentro e fora da sala de aula, descrevendo as ações formativas amparadas pelas tecnologias no tocante à educação ambiental, identificandoo significado das experiências envolvendo o processo de monitoramento da pesca para a vida dos participantes e analisando o impacto do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, levando em consideração seus objetivos e contribuições para as comunidades atendidas. No plano metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter descritivo, orientando-se pelas perspectivas do estudo de caso e da etnografia, tendo em vista analisar os limites e as possibilidades das experiências no âmbito do Projeto Ciência Cidadã Para a Amazônia.