FÁBULAS E HABILIDADES SOCIAIS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Fábulas. Leitura. Desenvolvimento Cognitivo. Habilidades Sociais.
A prática da leitura está relacionada a uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil: estímulo a criatividade, associação de figuras lúdicas a situações reais, compreensão das normas sociais e incitação do pensamento lógico. Sabe-se que as habilidades sociais favorecem as interações sociais além de contribuir no desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar se a leitura de fábulas para crianças em acolhimento institucional influencia no desenvolvimento das habilidades sociais. Além disso, pretende-se: Conhecer a existência de conteúdos sobre as habilidades sociais nas fábulas e como estes são representados pelos personagens e situações descritas; Avaliar as habilidades sociais das crianças antes e após a leitura de fábulas; Descrever os dados sociodemográficos dos participantes. Participarão desta pesquisa crianças com a faixa etária prevista de 9 a 11 anos, em situação de acolhimento no município de Santarém. Serão instrumentos utilizados no campo de pesquisa a leitura de fábulas que gerem reflexões sobre determinados comportamentos sociais e materiais lúdicos que contextualizem a narrativa. Para a coleta dos dados serão expostas situações contidas no CD-ROM do SMHSC-De-Prette e, de acordo com o evento exposto, a criança realizará uma auto avaliação, onde escolherá entre as opções publicadas no inventário, aquela que estaria em consonância com sua conduta. As informações serão recolhidas e em seguida as fábulas serão introduzidas, dando ênfase, por meio de discussões, aos conceitos morais e éticos contidos nestas. Posteriormente, o inventário SMHSC-Del-Prette novamente será aplicado, buscando compreender se a apresentação das fábulas gerará mudanças ou acréscimos na percepção sobre as Habilidades Sociais dos participantes. A premissa desta pesquisa é a de que crianças de idades entre 9 a 11 anos, conseguem compreender e absorver melhor os comportamentos habilidosos se estes lhes são apresentados de forma lúdica, e as fábulas seriam uma ferramenta adequada para se transmitir em ambientes coletivos, com o intuito de trazer para a realidade do dia a dia, lições que contribuem no desenvolvimento das habilidades sociais. A necessidade de pesquisas sobre as habilidades sociais advindas dessa transmissão, está em instigar o uso dessa ferramenta nas instituições de ensino na região, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento das crianças.