Banca de QUALIFICAÇÃO: ORMANO QUEIROZ DE SOUSA

LOCAL: Meio Remoto Plataforma RNP

A INSTRUÇÃO EM SANTARÉM DE 1935 A 1957 NA VISÃO DA IMPRENSA CATÓLICA O MARIANO

Instrução escolar. Instrução em Santarém. Pedagogia Histórico-Crítica

As práticas da instrução escolar no interior da Amazônia no século XX ainda apresentam muito de resquícios de um passado anterior agravado por um contexto sociopolítico de governos plasmados por práticas ou visão militares e agravados por um contexto geopolítico vivenciado na II Guerra Mundial e pela repressão ao comunismo. Esse contexto é o ambiente vivenciado em Santarém, no Pará, identificado nas publicações de O Mariano, fonte da pesquisa realizada, veículo católico cuja existência se estabeleceu de 1935 a 1957, ocupando a amplidão de uma gazeta, mantido por uma organização leiga da então Prelazia de Santarém, a Congregação Mariana dos Moços, e que, a partir de 1951, tornou-se o órgão de comunicação oficial da igreja local. Nas 297 edições, quase 1.200 páginas impressas, transparecem informações sobre a instrução escolar da época, com práticas atreladas à orientação religiosa em escolas não apenas de orientação clerical, mas também públicas. Por este trabalho identifica-se essa relação Estado-Igreja no ensino público, os reflexos das orientações dogmáticas na instrução escolar, base para o pensamento social da época. Analisam-se as práticas instrucionais à luz da dimensão do materialismo histórico-crítico tendo como norte a Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, corroborada pelos estudos de José Claudinei Lombardi no dualismo entre marxismo e educação.

Palavras-chave: Instrução escolar. Instrução em Santarém. Pedagogia Histórico-Crítica

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA