Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEISON SILVEIRA PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEISON SILVEIRA PAIVA
DATA : 06/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE TECNOLOGIA: UMA EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Robótica Educacional. Formação inicial. Experimento de Ensino.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Este trabalho trata do uso da Robótica Educacional, mediante ao processo de formação inicial de professores de Licenciatura em Informática Educacional (LIE) da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Vendo pela perspectiva de como o aluno na formação inicial de duas turmas de LIE enxergam e percebem na Robótica Educacional e o seu uso como uma alternativa e dinamismo nas diversas áreas do conhecimento e como essa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) pode ser usada no melhoramento nos processos de ensino e aprendizagem. Busca-se responder como os discentes em formação inicial, percebem o uso da Robótica Educacional e a sua importância nos processos de ensino e aprendizagem, envolvendo conteúdos e conhecimentos da componente curricular Prototipagem Básica e Robótica Educacional, com base no preparo e discussão envolvendo o uso de atividades desempenhadas durante as aulas. Por se tratar de uma tecnologia que possui grandes potencialidades e que vem sendo explorada através de diversas pesquisas na área da educação, pode-se notar que através dela, ao longo das questões vistas no desenvolvimento desta investigação, diversas possibilidades de uso serão notadas para sua aplicação. A metodologia utilizada foi baseada em um enfoque qualitativo, sendo que os procedimentos metodológicos foram traçados a partir do desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que verifica primeiramente os trabalhos relacionados ao tema, onde foram levantadas através de base de pesquisa estudos correlatados em Robótica Educacional – dentre os anos de 2016 a 2019. A fundamentação teórica envolveu estudos com base em elementos do Construtivismo, Construcionismo, Teoria Histórico Cultural e do Pensamento Computacional. A segunda etapa da metodologia baseou-se na pesquisa exploratória, que proporcionou ao pesquisador a familiarização como o objeto de estudo para serem utilizados dentro do experimento de ensino. A partir de então ocorreram o desenvolvimento das atividades e do processo de observação e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados a partir das investigações realizadas mostram que para que haja uma boa percepção em relação a robótica na formação inicial do docente em tecnologia, esta formação deve despertar no futuro professor um entendimento em relação a determinada tecnologia, que neste trabalho foi proporcionada através dos experimentos iniciais realizados. Ao analisar de maneira objetiva, os futuros professores de tecnologia acreditam que a robótica para o uso pedagógico possa ser uma estratégia que desperte um maior engajamento dos alunos ao serem aplicadas em disciplinas que façam parte da grade curricular do ensino básico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Externo à Instituição - MARCELLO BATISTA RIBEIRO - UNIR
Notícia cadastrada em: 03/11/2020 17:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa